Fechar
GP1

Brasil

Hospitais de câncer de SP são afetados por ciberataque

O ataque em nível mundial atingiu diversas empresas e instituições de países da Europa nesta terça-feira (27).

O Hospital de Câncer de Barretos e outras unidades, como a de Jales e de Fernandópolis em São Paulo foram vítimas do ciberataque em nível global e tiveram dados e computadores comprometidos. A unidade de Porto Velho também teve máquinas afetadas. O ataque atingiu diversas empresas e instituições de países da Europa nesta terça-feira (27).

Na unidade de Jales, mais de mil de pacientes estão sem atendimentos. Estima-se que de 2 a 3 mil pacientes estão nessa situação em toda a rede do Hospital do Câncer.

Segundo o supervisor de TI da unidade de Jales, Sérgio Quintela, os computadores tiveram dados criptografados e exibiam mensagem pedindo resgate de 300 dólares na moeda virtual bitcoin para a liberação das máquinas.

  • Foto: Reprodução/ThinkstockHospitais de câncer de SP são afetados por ciberataqueHospitais de câncer de SP são afetados por ciberataque

De acordo com a Exame, quando um PC é afetado por um malware como esse, chamado criptoransomware, tudo que está armazenado nele é codificado e só há duas soluções para resolver o problema (ao menos por enquanto): apagar todos os dados do HD e reinstalar o sistema e todos os programas ou pagar o resgate dos dados.

A Microsoft já liberou um patch de segurança que corrige essas brechas. No entanto, empresas demoram mais para atualizar suas máquinas do que os usuários domésticos, que, muitas vezes, já têm o sistema Windows 10 instalado e aproveitam as atualizações automáticas do sistema.

Diversas empresas no Brasil, como agências de comunicação, liberaram seus funcionários por conta dos efeitos do ciberataque de hoje nos computadores corporativos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.