Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Hospital da UFPI vai promover palestra sobre suicídio

A ação gratuita vai acontecer a partir das 8h, no auditório do Hospital Universitário.

Como forma de incentivar a campanha de prevenção do suicídio ‘Setembro Amarelo’, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), por meio da Unidade de Atenção Psicossocial, irá promover na próxima segunda-feira (26), o ciclo de palestras "Vamos falar sobre suicídio?".

A ação gratuita vai acontecer a partir das 8h, no auditório do Hospital Universitário, com a palestra "Suicídio entre médicos e estudantes de Medicina" e será proferida pelo psiquiatra Dr. Ediwyrton de Freitas Barros. Em seguida, abordarão a temática "Suicídio e Luto: da prevenção à posvenção", as psicólogas Patrícia Moreira e Cláudia de Brito.

  • Foto: Lucas Dias/GP1UFPIUFPI

Segundo o Dr. Ediwyrton, cerca de 10 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo são registrados a cada ano. “O comportamento de auto-agressão e sua demonstração mais impactante - o suicídio -, são fenômenos de ocorrência mundial variável, de frequência crescente nos últimos vinte anos, com grande impacto nas sociedades e que segue sendo, ainda, um desafio em seu enfrentamento”, comentou.

Setembro Amarelo

Entidades profissionais ligadas à saúde mental passaram a dedicar o mês de setembro para abordar de forma mais incisiva o tema do comportamento suicida, por meio da campanha Setembro Amarelo. A Organização Mundial de Saúde adotou o dia 10 de Setembro como o Dia Mundial de Combate ao Suicídio.

A ideia é alertar a população sobre a realidade do tema no país e no mundo e combater os mitos e tabus relacionado ao suicídio, por meio de palestras e discussões em espaços públicos, como escolas, universidades, empresas, meios de comunicação, entre outros, como forma de reduzir o número de ocorrências.

Dados no Piauí

Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, foi constatado que o Estado do Piauí tem a maior taxa bruta de mortalidade por suicídio em todo o Brasil. O número se refere aos anos de 2010 a 2014 e foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) na última quarta-feira (14).

De acordo com a pesquisa, a faixa etária com maior número de óbitos por suicídio está entre 20 e 29 anos, com 365 casos entre os anos de 2010 a 2016. Dados absolutos mostram que Teresina é o município com maior número de óbitos por suicídio, seguido pelos municípios de Parnaíba e Picos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.