Piauí - Teresina

Hospital Infantil realiza pela 1ª vez cirurgia de RDS pelo SUS

Esse procedimento é considerado muito delicado na área da saúde.

RAFAEL GALVÃO

- atualizado

Nesta quinta-feira (18) profissionais do Hospital Infantil Lucídio Portella, realizaram pela primeira vez, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma cirurgia de Rizotomia Dorsal Seletiva (RDS) em crianças. Esse procedimento é considerado muito delicado na área da saúde.

Segundo o médico Vinicius Nascimento, diretor geral do Hospital Infantil, a RDS é uma técnica neurocirúrgica segura. “Apesar de ser muito delicada, essa técnica é muito segura, ela tem o objetivo de promover a melhora da espasticidade (soltura de um nervo da coluna) em crianças com paralisia cerebral” comentou o médico.

Ainda segundo Vinicius, o procedimento só foi possível graças a uma especialização no exterior do médico Francisco Alencar. “O doutor Francisco é um médico aqui do hospital, mas ele foi para os Estados Unidos aprender a técnica dessa cirurgia, e graças a ele hoje podemos realizar essa cirurgia, que em uma clínica particular pode chegar na casa dos 20 mil reais”, disse.

Para que a RDS fosse realizada com mais segurança, o diretor do hospital precisou fazer a contratação de uma motorização elétrica, que não é disponibilizada pelo SUS. Ao todo, 23 crianças piauienses estão cadastradas para passar pela mesma cirurgia.

Mais conteúdo sobre: