Fechar
GP1

Teresina - Piauí

HUT é habilitado como alta complexidade em terapia nutricional

A Terapia Nutricional de Alta Complexidade é utilizada em pacientes que possuem algum tipo de dificuldade em se alimentar da forma habitual e é constituída de duas modalidades.

O Ministério da Saúde habilitou no dia 28 de dezembro do ano passado, através da Portaria SAS/MS n° 2.500/16, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) como unidade de assistência de alta complexidade em terapia nutricional enteral e parenteral. 

A Terapia Nutricional de Alta Complexidade é utilizada em pacientes que possuem algum tipo de dificuldade em se alimentar da forma habitual e é constituída de duas modalidades. Para os que podem utilizar o trato digestivo é feita a Terapia Enteral, por meio de sonda nasoentérica, gastrostomia ou jejunostomia. Já aqueles que não podem utilizar o trato digestivo é feita a Terapia Nutricional Parenteral (intravenosa).

De acordo com a nutricionista da equipe do HUT, Juliana Lima, um dos pré-requisitos fundamentais para a habilitação do Hospital como Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional foi a existência da equipe multidisciplinar de terapia nutricional. “Nossa equipe já realiza esse trabalho há três anos. Fazemos uma triagem nutricional de todos os pacientes que entram na nossa unidade de saúde para avaliar o risco de desnutrição. Os que apresentam algum risco ou permanecem internados por mais de uma semana passam por uma avaliação nutricional mais rigorosa seguindo demandas específicas, de acordo com suas necessidades individuais”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.