Fechar
GP1

Piauí

HUT realiza cirurgia de retirada dos órgãos de Francisco das Chagas

A cirurgia deve ter início por volta de 3h da madrugada desta sexta-feira.

O Hospital de Urgência de Teresina fará, na madrugada desta sexta-feira (01), a cirurgia de captação dos órgãos de Francisco das Chagas Júnior, que teve morte encefálica confirmada na noite de ontem. Júnior foi vítima de acidente na noite do último domingo, situação em que seu irmão, Bruno Queiroz, veio a óbito.
Imagem: Facebook/F Chagas Júnior Francisco das Chagas Júnior(Imagem:Divulgação/Facebook)Francisco das Chagas Júnior
A cirurgia, que deve ter início por volta de 3h da madrugada e ter duração de três horas, acontece após o fechamento do protocolo de morte encefálica, a autorização da doação dos órgãos por parte da família e confirmação de Júnior como potencial doador. O horário da cirurgia foi estabelecido de acordo com o momento de decolagem dos voos que vão conduzir os órgãos aos receptores compatíveis, com o objetivo de maximizar a conservação destes.
Imagem: DivulgaçãoDesenho que retrata Francisco das Chagas Júnior(Imagem:Divulgação)Desenho que retrata Francisco das Chagas Júnior

O jornalista Jader Damasceno, terceira vítima do acidente, apresentou uma melhora no quadro e está consciente e conversando com a família. Ele encontra-se internado em um hospital particular de Teresina e ainda não foi informado sobre a morte dos amigos.

Velório


Como forma de homenagem, o Governo do Estado e a Secretaria de Cultura do Piauí abriram as portas do Complexo Cultural Clube dos Diários, no centro de Teresina, para que seja realizado o velório de Júnior.

A cerimônia irá acontecer na manhã desta sexta-feira. O acesso ao Salão da Galeria de Arte, onde acontecerá o velório, será feito pela Rua Álvaro Mendes, em frente ao Banco do Brasil.

Confira na íntegra a nota do HUT

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) comunica que após o fechamento do protocolo de morte encefálica, a assinatura do termo de autorização de doação de órgãos pela família e a confirmação do paciente Francisco das Chagas Araújo Júnior como um potencial doador, por meio de exames laboratoriais, foi dado início ao processo de captação de órgãos. Júnior será encaminhado para o centro cirúrgico durante a madrugada. O horário mais provável da cirurgia será por volta das três horas da manhã e a previsão é que tenha uma duração de três horas.

A determinação do início da captação está condicionada aos horários dos voos que conduzirão os órgãos aos receptores compatíveis. Essa logística tem como objetivo maximizar a conservação dos órgãos captados, aumentando o sucesso dos transplantes. Pela gravidade do paciente e para dar mais agilidade ao processo a cirurgia será realizada no próprio HUT.

A equipe de captação de órgãos de Teresina já faz captação de fígado, rins e córneas. Essa é a segunda captação de órgãos realizada no HUT. As informações dos órgãos captados são disponibilizadas para as Centrais de Transplante de todo Brasil para que as mesmas consultem suas listas de espera e façam a busca por pacientes compatíveis e aptos a realizarem transplante.


Confira na íntegra a nota do Governo do Estado

O Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult homenageiam, em nome da classe artística de Teresina, o artista Francisco das Chagas Júnior.

 A Galeria de Arte do Clube dos Diários "Nonato de Oliveira" abre suas portas para receber parentes, colegas de trabalho e afins, amigos que virão render homenagens ao agitador cultural Salve Rainha, o brother Júnior.

O corpo de Júnior será velado na manhã de 1 de julho, no Complexo Clube dos Diários/Theatro 4 de setembro. O acesso ao Salão da Galeria de Arte será feito pela rua Álvaro Mendes, em frente ao Banco do Brasil.



Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.