Fechar
GP1

Saúde

HUT registra mais 400 casos de acidente de trabalho e 300 de violência doméstica em 2013

Dentre as doenças de notificação se destacam, principalmente, dengue, hepatite, PFA, meningite, leishmaniose, leptospirose, tuberculose e hanseníase.

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia - NHE do Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha notificou em 2013, 424 casos de acidente de trabalho, 318 de violência doméstica, 149 casos de doenças de notificação e 241 de outros agravos. Dentre as doenças de notificação se destacam, principalmente, dengue, hepatite, PFA, meningite, leishmaniose, leptospirose, tuberculose e hanseníase. E outros agravos incluem acidente com material biológico, intoxicação exógena, óbito de mulher em idade fértil, óbito fetal e infantil.

O NHE é o setor responsável pelo planejamento e execução das ações de epidemiologia hospitalar, incluindo a vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória e outros fatos de interesse para saúde pública.

“Diariamente o NHE faz a coleta, análise e interpretação continuada e sistemática desses dados para que sejam realizados em tempo hábil o planejamento e implementação de práticas integradas à disseminação destas informações e realização de projetos e ações em prol da saúde pública”, explicou o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque.
Imagem: ReproduçãoGilberto Albuquerque, diretor do HUT.(Imagem:Reprodução)Gilberto Albuquerque, diretor do HUT.

O diretor destaca também que por ser um hospital de urgência o HUT mantém como principais notificações casos de violência e acidentes de trabalho. “Essas vitimas são politraumatizadas que necessitam na sua grande maioria de cirurgias neurológicas e ortopédicas”, afirmou.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.