Fechar
GP1

Brasil

IBGE: 2,6 milhões crianças vivem em situação de trabalho infantil

Dados apontam também que 40% das crianças entre 0 e 14 anos no país vivem na pobreza no Brasil.

Levantamento feito pela Fundação Abrinq em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e lançado nesta terça-feira (21), aponta que no Brasil tem 2,6 milhões de crianças e adolescentes (entre 5 e 17 anos), em situação de trabalho infantil.

A pesquisa aponta ainda um aumento de 8,5 mil crianças de 5 a 9 anos em situação de trabalho infantil, e redução de 659 mil crianças e adolescentes na faixa de 10 a 17 anos na comparação entre os anos de 2014 e 2015. A maior parte delas se encontra nas regiões Nordeste e Sudeste.

De acordo com informações do G1, os dados do levantamento por disponibilizados em órgãos como IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Disque denúncia, entre outros. A pesquisa também revela que 17,3 milhões de crianças de 0 a 14 anos, equivalente a 40,2% da população brasileira nessa faixa etária, vivem em domicílios de baixa renda.

  • Foto: Débora Klempous/Rede Peteca - Chega de Trabalho InfantilTrabalho infantil no BrasilTrabalho infantil no Brasil

O Nordeste e o Norte do país continuam apresentando os piores cenários da concentração de pobreza, com 60% e 54% das crianças, respectivamente, vivendo nessa condição. A publicação chama a atenção sobre o fato de as regiões que mais concentram crianças e adolescentes no Brasil apresentarem, justamente, os piores indicadores sociais. No Norte do país, 25,5% dos bebês dos nascidos são de mães com menos de 19 anos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.