Fechar
GP1

Economia e Negócios

IBGE diz que varejo cresceu 2% em novembro após quedas seguidas

Alta se deu devido às promoções da Black Friday.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (10), que as vendas do comércio varejista voltaram a crescer após quatro quedas seguidas. No mês de novembro, em relação a outubro, a alta foi de 2%. Essa é a maior alta desde 2007, quando chegou a 2,3%.

De acordo com o IBGE, o aumento das vendas no varejo foi influenciado pelas promoções da Black Friday. No entanto, mesmo com aumento de um mês para o outro, as vendas do comércio caíram 3,5% em relação a novembro de 2015 e acumularam no ano, de janeiro a novembro de 2016, queda de 6,4%, a maior da série histórica do indicador, iniciada em 2001.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Supermercado CarvalhoSupermercado 

De acordo com informações do G1, de outubro para novembro, a maior alta dos segmentos do varejo brasileiro ocorreu nos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 0,9%, no setor de artigos de uso pessoal e doméstico de 7,2% e no ramo de móveis e eletrodomésticos. "Os desempenhos destes segmentos em novembro indicam um movimento de antecipações de compras para o Natal, fato que se acentua a cada ano", disse o IBGE em nota.

Já na contramão, venderam menos as lojas de tecidos, vestuários e caçados, que tiveram queda de -1,5%, de livros, jornais, revistas e papelaria, com -0,4% e de combustíveis e lubrificantes, com queda de -04%. Em relação aos outros setores, o varejo ampliado cresceu 0,6%, sob influência, principalmente, da alta de 7,2% nas vendas de material de construção.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.