Política

Ibope aponta de 81% dos eleitores querem processo contra Temer

O representante da Avaaz, Diego Cassais, afirmou que a votação que será realizada pelos deputados possuirá grande impacto na percepção da população para as eleições de 2018.

BÁRBARA RODRIGUES

- atualizado

Pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pelo Avaaz, uma rede de ativistas, apontou que 81% dos brasileiros querem que a denúncia contra o presidente Michel Temer (PSDB), que será analisada nessa semana na Câmara Federal, seja aceita e assim o Supremo Tribunal Federal (STF) seja autorizado a julgar o processo.

Segundo a CBN, os mais jovens são os mais favoráveis pela abertura do processo. Dos jovens de 16 a 24 anos, cerca de 90% querem a investigação. Já entre as pessoas que possuem mais de 55 anos, 70% é favorável a denúncia. Além disso, 73% dos entrevistados manifestaram que o deputado que votar contra a abertura do processo não merece ser reeleito em 2018.

  • Foto: Demétrius Abrahão/Fotoarena/Estadão ConteúdoMichel TemerMichel Temer

Ao todo, foram entrevistados mil eleitores, de 24 a 26 de julho. Desses entrevistados, 79% consideram que a denúncia apresentada pelo procurador-geral de justiça Rodrigo Janot é correta. O representante da Avaaz, Diego Cassais, afirmou que a votação que será realizada pelos deputados possuirá grande impacto na percepção da população para as eleições de 2018.

“O que deu para perceber nessa pesquisa é que a população quer saber a verdade sobre Michel Temer. A estratégia dos deputados de dizer que, no dia 1º de janeiro de 2019, o presidente Temer vai poder responder como um cidadão comum na verdade coloca o Brasil em um suspense. Já imaginou chegar em 2019 e perceber que todas aquelas acusações de corrupção foram verdades?”, questionou Diego.