Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Iceberg gigante se desprende de placa de gelo na Antártida

O iceberg tem cerca de 5,8 mil quilômetros quadrados e pesa mais de 1 trilhão de toneladas, um dos maiores já registrados.

Um iceberg de cerca de 5,8 mil quilômetros quadrados e de 1 trilhão de toneladas, um dos maiores já registrados, se desprendeu de uma plataforma de gelo gigantesca na Antártica, segundo anunciaram nesta quarta-feira (12) os cientistas do Projeto Midas que vigiaram sua evolução.

Os especialistas em estudos antárticos da Universidade de Swansea, no País de Gales, divulgaram um comunicado, indicando que o desprendimento aconteceu entre segunda-feira (10) e esta quarta-feira (12), quando o iceberg se separou do segmento Larsen C do continente branco.

  • Foto: John Sonntag/Nasa/APA ruptura foi detectada pelo instrumento de satélite Aqua Modis da NasaA ruptura foi detectada pelo instrumento de satélite Aqua Modis da Nasa

Segundo o Midas, a ruptura foi detectada pelo instrumento de satélite Aqua Modis da Agência Espacial Americana (NASA).

O especialista apontou que "seguirão vigiando" o impacto que a fratura terá sobre a placa de gelo Larsen C e a evolução desse "enorme iceberg".

Mesmo pesando mais de 1 trilhão de toneladas, o A68, como foi denominado, já estava flutuando antes do seu desprendimento, por isso que os cientistas não preveem que ocorra um aumento imediato do nível do mar.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.