Fechar
GP1

Economia e Negócios

IGP-M aponta deflação em julho

Com o registro, julho é o terceiro mês seguido de deflação.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCom o registro, julho é o terceiro mês seguido de deflação. (Imagem:Reprodução)Com o registro, julho é o terceiro mês seguido de deflação.
Na quarta-feira (30) a Fundação Getulio Vargas (FGV), informou que o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), usado como referência para a correção dos contratos de aluguel, registrou deflação de 0,61% em julho. É o terceiro mês seguido de queda de preços, mas o recuo deste mês foi menos intenso que o de junho, quando o índice ficou negativo em 0,74%, a maior deflação desde 2009. No acumulado de 2014, o IGP-M tem alta de 1,83%. Já em 12 meses, o aumento é de 5,32%.

O resultado surpreendeu analistas. Segundo pesquisa da Reuters, a mediana das expectativas de 23 economistas era de taxa negativa de 0,52%. Octavio de Barros, diretor de pesquisas e estudos econômicos do Bradesco, frisa que a menor pressão dos preços de produtos como a soja influenciou a deflação.

“A deflação dos produtos agrícolas foi mais intensa do que a esperada por nós (-2,66%), em função principalmente da menor pressão dos preços de soja, milho, tomate, batata e proteína (aves, carnes, leites e ovos). Já os produtos industriais exibiram retração de 0,53%, com destaque para a deflação de minério de ferro”, disse o economista, em nota a clientes.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado e representa 60% do indicador, teve variação negativa em 1,11%, ante queda de 1,44% no mês passado. A principal contribuição veio do grupo dos alimentos in natura, cujos preços passaram a cair menos: 7,71%, frente à queda de 12,73% do mês anterior. Com informações de O Globo

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.