Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Igreja São Benedito segue interditada até a conclusão de obras

Segundo o representante da Igreja São Benedito, Fabrício de Moura Sérvulo, todas as atividades estão interditadas, com ressalva do teto que foi concluído, por se tratar de obra emergencial.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 15 Teto da igreja de São Benedito Teto da igreja de São Benedito
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 15 Teto da Igreja de São benedito desaba nesta quarta-feira. Teto da Igreja de São benedito desaba nesta quarta-feira.
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 15 Teto da Igreja Teto da Igreja
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 15 Muita poeira nos bancos da igreja Muita poeira nos bancos da igreja
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 15 Frei Edimilson mostrando o teto Frei Edimilson mostrando o teto
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 15 Teto da igreja desaba Teto da igreja desaba
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 15 Teto da igreja de São Benedito em Teresina Piauí Teto da igreja de São Benedito em Teresina Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 15 Teto da Igreja de São benedito desaba Teto da Igreja de São benedito desaba
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 15 Bancos quebrados da igreja Bancos quebrados da igreja
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 15 Ventilador quebrado durante a queda do teto Ventilador quebrado durante a queda do teto
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 15 Bancos ficaram destruídos Bancos ficaram destruídos
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 15 Parte do teto da igreja de São Benedito Parte do teto da igreja de São Benedito
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 15 Teto caiu sobre os bancos Teto caiu sobre os bancos
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 15 Teto da igreja de São Benedito Teto da igreja de São Benedito
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 15 Igreja de São Benedito Igreja de São Benedito

Após o desabamento de parte do teto da Igreja São Benedito, localizada no Centro de Teresina, o local está interditado e deverá continuar nesta situação, em virtude de recomendação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI). A decisão aconteceu após audiência realizada ontem (7) na sede do órgão.

Segundo o representante da Igreja São Benedito, Fabrício de Moura Sérvulo, todas as atividades estão interditadas, com ressalva do teto que foi concluído, por se tratar de obra emergencial. "Todos os atendimentos estão sendo feitos em outro local. É importante lembrar que a igreja sempre esteve de portas abertas para recebimento dos órgãos e da imprensa. Já fomos orientados pelo IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], Defesa Civil e outros órgãos, e por isso, foi pedido de imediato o restauro do teto, providenciado e celebrado contrato, cujo trabalho já foi realizado".

A representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Piauí, Wania Lucy Valim, apresentou orientações para o projeto do restauro estrutural e informou que a estrutura de risco são os demais pináculos. "A obra de reestruturação poderia demorar, tendo o IPHAN orientado a construção em caráter emergencial do teto para proteger a parte interna até elaboração de estudo e laudo".

Os promotores de justiça ressaltaram que, após o desabamento do teto da igreja, estiveram presentes no local para novas apurações. Assim, como objetivo, pretendem realizar as medidas necessárias e possíveis para garantir a segurança, a proteção e a preservação do patrimônio.

  • Foto: Divulgação/AscomAudiência no MPE-PIAudiência no MPE-PI

Com o encaminhamento da audiência, ficou definida que a Arquidiocese São Benedito deve providenciar a instalação de tapumes em toda área de influência dos pináculos. Além disso, também será realizada uma perícia, para segurança estrutural e restauração do imóvel. Sendo assim, a interdição deve ser mantida até a conclusão dos trabalhos.

A audiência foi conduzida pela 30ª Promotoria de Justiça de Teresina, sob a titularidade do promotor Sávio Eduardo Carvalho, e pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), coordenado pela promotora Maria Eugênia Bastos. Participaram representantes da Arquidiocese São Benedito, da Defesa Civil, da Superintendência de Desenvolvimento Urbano -Centro Norte, da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), da Construtora Sucesso e da Construtora Remanso, além de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e arquitetos.

Desabamento

Na madrugada do dia 14 de setembro, um dos pontaletes da torre sineira da Igreja São Benedito desabou, atingindo teto, forro e bancos. Segundo o administrador paroquial, Frei Edmilson, a última reforma ocorrida na igreja aconteceu na década de 80.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou vistoria técnica e detectou que outros pináculos também estão sob risco de queda porque existem muitas rachaduras. As celebrações estão sento realizadas no salão do Pão de Santo Antônio, que fica no convento São Benedito, ao lado da igreja, na Avenida Frei Serafim.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.