Fechar
GP1

Piauí

Índices de violência diminuem durante carnaval de 2016 no Piauí

A compilação dos dados foi realizada através de um monitoramento constante com equipes de plantão em contato direto com as polícias.

De acordo com o levantamento do Núcleo Central de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria de Estadual de Segurança Pública (NUCEAC) os foliões tiveram um Carnaval tranquilo em todo o Piauí. Os dados apontaram redução de todos os índices de criminalidade em Teresina e no interior do Estado entre os dias 06 e 09 de fevereiro, período do carnaval.

No Piauí, foram registrados 10 crimes violentos letais intencionais (CVLI’s), que incluem homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte, latrocínio, feminicídio e estupro seguido de morte. No carnaval de 2015, foram contabilizados 16 casos, apontando uma redução de 37,5%.
Imagem: Divulgação/AscomÍndices de violência diminuem durante carnaval de 2016 no Piauí(Imagem:Divulgação/Ascom)Índices de violência diminuem durante carnaval de 2016 no Piauí
Ainda comparando as ocorrências de CVLI’s, houve diminuição de registros tanto em Teresina como no interior do Piauí. Na capital piauiense a redução foi de 12,5% e nas cidades do interior a queda chegou a 62,5%.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu destacou que o resultado da operação foi muito bom, e ainda parabenizou os policiais pelo resultado. “Consideramos um excelente resultado já que planejamos a operação Carnaval de forma antecipada. Os maiores responsáveis por esse saldo positivo são os policiais militares e civis que se dedicaram durante esses dias para garantir a tranquilidade das festas”, disse o secretário.

Em relação a roubos, na capital também houve diminuição de 10,66% nos índices de roubos. Durante o período carnavalesco desse ano, foram contabilizados 109 ocorrências contra 122 no ano passado. Os roubos de veículos o decréscimo foi de 23,33%. Foram 23 veículos roubados nos 4 dias de carnaval em Teresina. No período carnavalesco do ano passado foram 30 ocorrências.

O coordenador do NUCEAC, delegado João Marcelo, explicou que a compilação dos dados foi realizada através de um monitoramento constante com equipes de plantão em contato direto com as polícias, o sistema de Boletins de Ocorrências (SISBO) e o Instituto de Medicina Legal. “Conseguimos expandir esse trabalho para as principais cidades do Piauí com o objetivo de acompanhar os índices e fornecer informações de forma imediata para o trabalho operacional das polícias”, destacou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.