Fechar
GP1

Brasil

Índios protestam em frente ao Planalto contra PEC 55

Manifestantes levaram arcos e flechas, além de faixas e cartazes.

Índios se reuniram na entrada do Palácio do Planalto nesta terça-feira (22), para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição 55, que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos, a venda de lotes para estrangeiros e mudanças na demarcação de terras indígenas.

 Eles portavam arcos e flechas, além de faixas e cartazes com os escritos “PEC 241-55: PEC da Morte” e “Ruralista e terra para estrangeiro: tudo a ver”. De acordo com o G1, 40 servidores negociavam a saída do grupo do local. Não ouve agressão nem danos ao patrimônio. Os manifestantes chegaram a fazer uma roda de dança típicas nas proximidades da rampa do prédio, onde são recepcionados chefes de Estado em visitas oficiais.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoÍndios protestam contra a PEC no PlanaltoÍndios protestam contra a PEC no Planalto

"Somos pescadores e estamos atualmente impedidos de pescar. Queremos nosso seguro-desemprego, que não saiu ainda", afirmou uma das manifestantes, que não quis se identificar. Em nota, o Conselho Indigenista Missionário informou que lideranças de vários povos do Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo participaram do ato. Pescadores artesanais, quilombolas e quebradeiras de coco também participaram do protesto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.