Economia e Negócios

Inflação no país desacelera em setembro e atinge 0,08%, diz IBGE

De acordo com O Globo, a causa do alívio de preços no mês de setembro ocorreu por conta da deflação de 0,29% dos alimentos.

DEISE KESSLER

Nesta sexta-feira (07), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou dados da inflação oficial do Brasil, medida pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual informou que a inflação do país desacelerou pelo segundo mês seguido, ficando em 0,08% em setembro.

Essa taxa é a menor para o mês de setembro desde 1998, quando registrou deflação de 0,22%. Considerando todos os meses, o IPCA de setembro é o menor desde julho de 2014, quando o índice ficou em 0,01%.

  • Foto: UolInflação desacelera em setembroInflação desacelera em setembro

De acordo com O Globo, a causa do alívio de preços no mês de setembro ocorreu por conta da deflação de 0,29% dos alimentos. Entre eles, o maior impacto veio do leite, o qual era um dos vilões nas prateleiras dos supermercados desde o início de 2016. Além disso, em setembro, também houve uma deflação da batata-inglesa, cujos preços já haviam recuado 8% em agosto e, em setembro, caíram 19,24%.


Link do texto:

Inflação no país desacelera em setembro e atinge 0,08%, diz IBGE
http://www.gp1.com.br/noticias/inflacao-no-pais-desacelera-em-setembro-e-atinge-008-diz-ibge-402472.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.