Fechar
GP1

Piauí

Inquérito Policial investigará vereador em Castelo do Piauí

O parlamentar afirmou que apoia as invasões de terras na cidade porque alguns desses terrenos são de propriedade da família do Prefeito, que foram adquiridos de forma irregular.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Castelo do Piauí, abriu inquérito para apurar invasão de terras na cidade, que fica localizada no Norte do Estado. O delegado Renato Pinheiro informou que recebeu áudios onde a invasão de terras estaria sendo planejada e liderada pelo vereador Raimundo Nonato da Silva Mineiro (PSB), que é da oposição da Prefeitura do Município.

Já foi registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.), por um membro do Clube Castelense, onde aponta os nomes de outros supostos líderes do movimento. Doze pessoas serão intimidas a prestar depoimento, entre elas o vereador Raimundo Nonato, mas segundo o delegado, isso só ocorrerá após autorização do Tribunal de Justiça para a instauração de inquérito contra o parlamentar porque ele detém foro por prerrogativa de função.
Imagem: Polícia CivilPolícia Civil pedirá autorização para o Tribunal de Justiça a fim de investigar o Vereador(Imagem:Polícia Civil)Polícia Civil pedirá autorização para o Tribunal de Justiça a fim de investigar o Vereador
O inquérito policial poderá comprovar a existência de associação criminosa, esbulho possessório e incitação à violência. O delegado de Castelo do Piauí, Renato Pinheiro, informou ao GP1 que esse conflito está ocorrendo por uma disputa política. “O primeiro terreno invadido foi o que seria feito o aeroporto da cidade, e depois começaram a invadir outros terrenos privados, como o do clube e o de outras famílias, onde ocorre tudo por uma rixa entre o prefeito de Castelo do Piauí com a oposição ao Governo Municipal”, afirmou.

Quanto aos áudios que estão circulando nas redes sociais, o delegado disse que os mesmos serão enviados para perícias a fim de não ter dúvidas sobre os possíveis autores dos crimes.

Renato Pinheiro confirmou também que está determinando urgência na oitiva dos envolvidos, entre eles o vereador Raimundo Nonato da Silva Mineiro, apontado como o líder da possível organização criminosa. Os autores da queixa crime e as testemunhas também serão ouvidos na Delegacia, no decorrer da investigação. O parlamentar lidera um grupo de seis vereadores que são opositores ao prefeito de Castelo do Piauí, Zé Maia (PSD).

Vereador Raimundo Nonato da Silva Mineiro

O GP1 entrou em contato com o vereador de Castelo do Piauí, Raimundo Nonato da Silva Mineiro, e o mesmo afirmou que está apoiando totalmente a causa em favor das pessoas que precisam de terra, além disso, ele também fez uma série de denúncias.

“A invasão de terras acontece há cerca de 95 anos. O caso da invasão do clube ocorreu porque existe um Estatuto, onde no Artigo 64, afirma que o mesmo deveria ser da Prefeitura, mas o Prefeito não toma posse porque quem tomava de conta desse terreno era a própria família dele, por isso que eu estou nessa causa para ajudar quem precisa e se for preciso, eu dou a cara a tapa, pois sou adversário dessa Política da cidade há quase 15 anos”, afirmou.

“A maioria dos terrenos urbanos de Castelo do Piauí são da família do Prefeito, do irmão dele e de ex-prefeitos, onde eles usam ‘laranjas’ a fim de aflorar terras para os seus. Ou seja, o pobre invade e o ricos afloram. O que aconteceu recentemente aqui em Castelo do Piauí foi que mais de 30 pessoas invadiram um terreno e eu dou todo apoio para esses cidadãos, menos se tiver envolvimento criminoso”, complementou.

Quanto a abertura do inquérito da Polícia Civil, o Vereador afirmou que aconselhou o delegado de Castelo do Piauí para pedir a Polícia Federal para investigar também porque segundo ele, existem vários terrenos registrados há muito tempo de forma irregular no município. “A cidade não cresce e o que a gente faz aqui é em favor do povo, por isso que nos persegue”, finaliza.

Prefeito Zé Maia

Procurado pelo GP1, o prefeito da cidade, Zé Maia, respondeu as denúncias do vereador da oposição. “Isso tudo que foi dito em relação a me e a minha família é inverdade até porque esse grupo invadiu um terreno que pertence à União e o Clube Castelense é um terreno privado".

“O único terreno que pertence a Prefeitura é o da Aeronáutica. O vereador influenciou alguns populares para essas invasões, pois é uma pessoa que quer tirar proveito da situação, enfim ele só quer distorcer as coisas”, completou. Sobre a denúncia dos terrenos pertencentes aos familiares do gestor, ele afirmou que o fato é inexistente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.