Brasil

Inscrições do Enem 2017 se encerram às 23h59 desta sexta-feira

Aqueles que já fizeram a inscrição têm até o fim do prazo para fazer alguma alteração no cadastro.

FELIPE PEDRO

- atualizado

Esta sexta-feira (19) é o último dia de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados têm até às 23h59 de hoje (19), no horário de Brasília, para se inscrever pela internet, no site do Enem. Aqueles que já fizeram a inscrição têm até o fim do prazo para fazer alguma alteração no cadastro, como por exemplo, a cidade em que desejam fazer as provas.

  • Foto: Divulgação/InepInscrições do Enem 2017Inscrições do Enem 2017

Até a noite dessa quinta-feira (18), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5,62 milhões de pessoas tinham concluído a inscrição. A expectativa é que os inscritos cheguem a 7 milhões.

Quem é isento da taxa de inscrição?

Em três casos, os candidatos poderão ter isenção na taxa, ou seja, não precisarão pagar para realizar as provas: alunos do terceiro ano do ensino médio em escola pública; candidatos inscritos no CadÚnico e candidatos de famílias de baixa renda.

Sistema de segurança

Neste ano, o sistema do Enem ganhou reforços de segurança para evitar furtos de senha. A partir deste ano, não será mais possível criar uma nova senha direto no próprio site, e o usuário receberá um alerta por e-mail quando sua senha for alterada.

Datas das provas

O Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. No ano passado, a prova foi aplicada em um fim de semana (sábado e domingo, 5 e 6 de novembro). A modificação integra uma lista de novidades divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

No primeiro domingo, as questões serão de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração.

Data do resultado

Os resultados do Enem 2017 serão divulgados em 19 de janeiro de 2018. Os candidatos continuarão podendo acessar o resultado por área de conhecimento e o desempenho individual.

Mais conteúdo sobre:

MAIS NA WEB