Fechar
GP1

Política

Intransigência da oposição inviabiliza medida de estímulo à aviação regional

Os partidos da oposição a concessão de subsídios para estimular o aumento de voos e baratear passagens.

Os partidos da oposição obstruíram a pauta da Câmara e inviabilizaram a votação da Medida Provisória (MP 652/14) que concede subsídios a empresas de aviação regional para incentivar o aumento de voos, baratear passagens e promover o desenvolvimento em cidades do interior.

Os efeitos da MP expiram na próxima segunda-feira (24), e isso vai comprometer um ciclo atualmente em curso de incentivo às economias locais e de benefícios à população de pequenos e médios municípios brasileiros. Entre outros pontos, a medida prevê investimentos em 270 aeroportos regionais de todo o País, além da subvenção para até 50% dos assentos oferecidos pelas companhias aéreas, com limite de 60 cadeiras.
Imagem: DivulgaçãoAssis Carvalho(Imagem:Divulgação)Assis Carvalho
“É lamentável que uma MP tão importante para o Brasil venha a caducar. De todas as medidas provisórias atualmente em debate, essa é a mais relevante do ponto de vista do desenvolvimento regional. Ela é fundamental, por exemplo, à integração do País, à agilidade dos negócios, ao fortalecimento do turismo, à fixação de universidades em lugares mais longínquos e à disseminação dos serviços especializados de saúde. Deixar de votar a MP é um voto contra o Brasil”, lamenta o deputado Assis Carvalho (PT-PI), que presidiu a comissão especial que analisou a matéria.
 
Estima-se que um dos efeitos imediatos da não votação da MP será a suspensão de pelos menos 20 voos regionais operados por uma das companhias brasileiras para cidades do interior amazônico e nordestino.
 
A MP já deveria ter sido votada, mas não o foi porque deputados da oposição usaram de todas as manobras para protelar a votação, empurrando-a para esta semana. Segundo a liderança do PT, “ao adiar o desfecho da matéria para esta semana, o PSDB e o DEM assumiram o risco de suas escolhas, já que o tempo ficaria exíguo para que o texto também fosse votado pelo Senado ainda esta semana. Portanto, é insustentável o argumento de que governo e base de apoio são os responsáveis por fazer a MP caducar”.
 
A oposição argumenta que a sessão em que a medida deveria ter sido votada, na noite de terça-feira (18), foi suspensa para que a Comissão Mista de Orçamento (CMO) iniciasse sessão para votar o PLN 36/14, que propõe ajuste fiscal nas contas de 2014. “É uma artimanha lamentável da oposição. Ela assume uma postura para atrasar o Brasil. O interesse do governo era aprovar”, completa Assis Carvalho.
 
Para impedir prejuízos maiores ao desenvolvimento regional, o ministro Wellington Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, disse nesta quarta-feira (19) que, no caso de a MP caducar, o governo editará nova medida em 1º de janeiro de 2015, garantindo, entre outros pontos, a subvenção econômica para voos regionais. “O ideal seria que a Câmara tivesse aprovado ontem o texto para dar tempo para a votação em plenário pelo Senado”, lamentou.
 
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.