Fechar
GP1

Política

Janot diz que postura de Cunha era "incompatível" com o cargo

O peemedebista foi afastado do cargo de deputado federal e da presidência da Câmara.

O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, autor do pedido de afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), comemorou a decisão do ministro Teori Zavaski, do STF, de suspender o mandato do peemedebista. Janot disse que Cunha "vinha demonstrando comportamento incompatível com o cargo".
Imagem: Evaristo Sá/AFPO procurador geral da República, Rodrigo Janot, pede ao STF perda de mandato do deputado Vander Loubet (PT-MS)(Imagem:Evaristo Sá/AFP)Procurador geral da República, Rodrigo Janot

"Eduardo Cunha vinha demonstrando comportamento incompatível com o cargo, mesmo depois do pedido de afastamento feito pela Procuradoria Geral da República. A regularidade de procedimentos criminais em curso no Supremo Tribunal Federal e a normalidade das apurações submetidas ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados dependiam dessa decisão”, disse Janot por meio da assessoria.

A decisão de Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo, foi de caráter liminar (provisória) e deve ser analisada ainda nesta quinta-feira (5) pelo plenário da Corte. Cunha foi afastado do mandato de deputado federal e consequentemente, da presidência da Câmara.
Imagem: Ueslei Marcelin/ReutersEduardo Cunha diz que documento que o associa à propina é Eduardo Cunha

Teori disse que por mais que o afastamento não esteja previsto especificamente na Constituição, foi absolutamente necessário. “Decide-se aqui uma situação extraordinária, excepcional e, por isso, pontual e individualizada”, escreveu.

“Mesmo que não haja previsão específica, com assento constitucional, a respeito do afastamento, pela jurisdição criminal, de parlamentares do exercício de seu mandato, ou a imposição de afastamento do Presidente da Câmara dos Deputados quando o seu ocupante venha a ser processado criminalmente, está demonstrado que, no caso, ambas se fazem claramente devidas. A medida postulada é, portanto, necessária, adequada e suficiente para neutralizar os riscos descritos pelo Procurador-Geral da República”, concluiu o ministro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.