Fechar
GP1

Política

Janot diz que proposta contra abuso de autoridade é “ruim”

Proposta de autoria do presidente do Senado, Renan Calheiros, está sob análise na comissão do Congresso.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta sexta-feira (11), que considera “muito ruim” a proposta de lei em discussão no Congresso Nacional que prevê prisão para quem cometer abuso de autoridade.

A proposta é de autoria do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está sob análise de uma comissão do Congresso. Em um café da manhã com jornalistas nesta sexta, Janot disse que o texto proposto por Renan abre a possibilidade de punir juízes por causa de sua interpretação na aplicação da lei.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoRodrigo JanotRodrigo Janot

“A proposta que tramita no Senado contém alguns avanços, mas é muito ruim. Uma proposta não pode deixar de forma aberta tipos de abuso. Não pode criminalizar o que chamamos de crime de hermenêutica. Um juiz não pode ser criminalizado pelo fato de ter dado uma interpretação jurídica”, disse Janot 

De acordo com o G1, o procurador disse ser favorável a uma lei contra abuso de autoridade, mas que ela deve ser mais discutida. “Mas a velocidade é essa? Aprovar de um dia para o outro? Todos estamos abertos à discussão sobre isso. Não há ninguém que seja contra uma lei moderna contra o abuso de autoridade”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.