Fechar
GP1

Política

Janot vai pedir investigação contra Dilma e Lula no STF

Para que a seja aberto o inquérito a solicitação precisa ser aceita pelo ministro Teori Zavascki.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, resolveu pedir abertura de inquérito contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal (STF). Os dois devem ser investigados juntos sob a acusação de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Janot já havia pedido a inclusão de Lula no inquérito base da operação.
Imagem: CidadaniafmLula e Dilma devem ser investigados pelo STF(Imagem:Cidadaniafm)Lula e Dilma devem ser investigados pelo STF
O pedido de investigação tem como base a delação premiada do senador Delcídio Amaral e a situação conflituosa causada pela tentativa de nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil, de acordo com matéria publicada nesta terça-feira (03) no Estadão. Para que a seja aberto o inquérito, a solicitação precisa ser aceita pelo ministro Teori Zavascki.
 
Em parecer, Janot diz que a atitude de Dilma teve a intenção de "tumultuar" o fluxo das investigações, tentando retirar o processo do ex-presidente das mãos do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.
 
Para os procuradores do grupo de Janot, a nomeação de Lula para o Ministério fez parte de um “cenário” em que foram constatadas diversas tentativas de atrapalhar as investigações criminais do esquema de corrupção na Petrobrás.
 
Essa tese foi reforçada após vazamento de conversas telefônicas entre Dilma e Lula. Em uma delas, a presidente afirma que vai enviar o termo de posse com antecedência para que o petista usasse caso fosse necessário. O senador Delcídio, em sua delação, citou como exemplo de tentativa de intervenção de Dilma, uma investida do Planalto sobre o Judiciário para influir nas investigações com a suposta indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.

Pedido de Prisão 

Ontem (02), a Justiça de São Paulo enviou ao juiz Sérgio Moro, o pedido de prisão preventiva do de Lula e a denúncia contra o ex-presidente por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do tríplex de Guarujá. 

 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.