Fechar
GP1

Brasil

Joesley Batista é afastado do Conselho da J&F

A decisão do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, é desta sexta-feira (31).

O empresário Joesley Batista foi afastado, nesta sexta-feira (31), do comando conselho de administração da holding J&F e da presidência da empresa Eldorado Brasil Celulose S.A., após decisão do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília.

O magistrado determinou que a holding selecione no mercado, em até 30 dias, um novo presidente para o conselho de administração da companhia de celulose.

Joesley Batista está proibido de participar de qualquer decisão envolvendo a Eldorado Brasil Celulose. O magistrado também mandou bloquear todas as ações da Eldorado de propriedade da J&F.

O empresário deverá ainda comunicar à Justiça Federal qualquer viagem ao exterior com antecedência mínima de três dias úteis. 

O juiz Vallisney de Souza é o responsável pelos processos da Operação Greenfield, que investiga irregularidades em quatro dos maiores fundos de pensão do país, todos ligados a estatais. O prejuízo causado aos fundos está estimado em R$ 1,7 bilhão, segundo a Polícia Federal.

O irmão de Joesley, Wesley Batista, também é conselheiro da Eldorado Celulose. Os dois são sócios da holding J&F, que também é dona da JBS, e a Eucalipto Brasil.

Operação Greenfield

Após a Operação Greenfield ser deflagrada, a Eldorado Celulose – um dos alvos da investigação – firmou contrato de R$ 190 milhões com a Eucalipto Brasil. O contrato é de fornecimento de massa florestal de eucalipto para produção de celulose.

A suspeita surgiu porque, um mês após o fechamento do negócio, uma cláusula foi retirada do contrato. A alteração beneficiou empresário Mário Celso Lopes em detrimento da Eldorado e dos sócios minoritários: Funcef (fundo de pensão de funcionários da Caixa) e Petros (Petrobras).

Para o Ministério Público Federal, a medida foi feita para cooptar e silenciar Mario Lopes, já que ele conhecia as irregularidades envolvendo o recebimento dos recursos dos fundos de pensão.

Todas as movimentações acionárias e negociações que viabilizaram os investimentos feitos pelos dois fundos de pensão beneficiaram Mário Celso Lopes e seu filho e sócio Mário Celso Lincoln Lopes, acreditam os investigadores.

À época, a J&F informou em nota que nenhuma de suas empresas foi alvo de busca e apreensão nesta quarta na operação Greenfield. A empresa disse ainda que seus advogados já apresentaram suas defesas e aguardam novos pronunciamentos do juiz responsável pelo processo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.