Fechar
GP1

Política

Joesley diz à PF que Temer 'pressionou' BNDES para favorecer JBS

Dono da empresa prestou depoimento à Polícia Federal na semana passada.

O empresário Joesley Batista, dono da JBS, afirmou em depoimento à Polícia Federal (PF), que soube, pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, que o presidente Michel Temer teria chamado a então presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silva Bastos, para pressioná-la a atender a um pedido da JBS.

Segundo o empresário, o presidente teria chamado Maria Silva em seu gabinete para pedir que ela não vetasse uma reestruturação societária da JBS no exterior. A data do encontro não foi confirmada no depoimento e Joesley também não informou qual o fina da história, se a empresa teve o pleito atendido pela JBS. De acordo com o G1, Maria Silva pediu demissão do comando do BNDES no dia 26 de maio, menos de dez dias depois de a delação dos executivos da JBS se tornar conhecida.

  • Foto: Estadão ConteúdoJoesley Batista e Michel TemerJoesley Batista e Michel Temer

“O depoente se recorda que estava com uma demanda junto ao BNDES para não vetar a reestruturação societária da JBS AS no exterior. Que Geddel Vieira Lima disse que precisaria contar com o apoio de Eliseu Padilha, razão pela qual o depoente organizou um jantar em sua casa para tratar do assunto”, diz trecho da transcrição do depoimento de Joesley.

Em nota, o BNDES disse que a ex-presidente Maria Silvia participou de uma reunião, em 24 de outubro de 2016, com o presidente Michel Temer e o assunto foi a operação de internacionalização da JBS. Ainda segundo a nota, o presidente Michel Temer somente ouviu as razões que levaram o banco a vetar a operação, não tendo solicitado que a diretoria alterasse a decisão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.