Fechar
GP1

Piauí

Jornalista acusa Firmino de abandonar o bairro Portal da Alegria e o chama de "inconsequente"

"(...) a demanda é mais do que justa, pois é um conjunto que foi construído com problemas de drenagem. Então, foi um erro de planejamento original", disse o prefeito ao GP1.

O jornalista e morador do conjunto Portal da Alegria, Telsírio Alencar, concedeu entrevista ao GP1, nesta segunda-feira (25), e elencou várias reclamações da população, que convive diariamente com a falta de mobilidade nas ruas da comunidade há vários anos.

De acordo com o morador, o conjunto que foi construído há 15 anos está abandonado pela atual gestão municipal, que até o momento não apresentou nenhuma solução, mesmo que paliativa, para modificar a situação naquela comunidade.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Telsírio Alencar(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Telsírio Alencar
“É um direito constitucional, o direito de ir e vir, que está comprometido. O prefeito e seu grupo político promete todo ano que, após as chuvas, vai resolver o problema, mas o resultado é que entra ano, sai ano e a promessa é a mesma. A comunidade está abandonada ao extremo. Hoje a própria coleta de lixo no Portal da Alegria está sendo inviabilizada, pois o carro do lixo não passa, não trafega pelas vias, os ônibus estão mudando as rotas, pois não têm como trafegar. O cidadão não tem como sair de casa quando chove, as crianças e idosos têm toda uma dificuldade para sair”, pontuou o morador ao GP1.

Segurança

De acordo com o morador, o policiamento ostensivo está sendo comprometido devido às más condições de tráfego nas ruas. “A região tem sido prejudicada também pela insegurança, devido à dificuldade em se trafegar na região e o prefeito simplesmente faz ‘ouvido de mercador’. O Portal da Alegria tem 15 anos de existência e há 15 anos se vem fazendo a mesma promessa e o prefeito age como um gestor inconsequente. Eu chamo de inconsequente, pois está acima de irresponsável, que é o prefeito Firmino Filho e sua equipe gestora do município”, criticou.

IPTU

Diante da insatisfação gerada pela ausência de serviços, que seriam permitidos também com o recolhimento do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), os moradores decidiram optar pelo pagamento em juízo, a fim de garantir o retorno dos serviços. “A comunidade já está falando ir à Justiça pagar o IPTU, que é justamente pra isso. E nós vamos ter que procurar, em juízo, fazer esse depósito do IPTU, pois não adianta colocar o IPTU, porque o prefeito de maneira desumana, irresponsável e inconsequente abandona a comunidade de um modo geral. Então toda a população sofre com isso”, ressaltou o Telsírio Alencar.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Telsírio Alencar (Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Telsírio Alencar

Ação popular


“Nós estamos tendo toda a paciência até judicializar a questão por entender que se judicializando, o prefeito vai querer demorar mais, mas se for o caso a gente entra com uma ação popular, que é o instrumento, obrigando ao prefeito Firmino Filho a trabalhar na região. Eu não vou atacar o prefeito de Teresina, mas ele está realmente agindo de maneira que a comunidade não está satisfeita nenhum pouco com ele. E se continuar dessa forma nós termos que buscar a Justiça obrigando o prefeito Firmino Filho, pelo menos, cumprir a Constituição, que tem um princípio básico que é o direito de ir e vir”, garantiu.

Morador e empresário mandam tapar buracos nas ruas do Portal da Alegria

Telsírio Alencar e o empresário Edmilson, cansados de esperar pela administração pública, decidiram tomar a inicitiva e contrataram serviços para resolver os problemas de buracos na região.

Há uma semana, Telsírio publicou na sua página no facebook vídeo que mostra a empresa contratada por ele realizando o serviço de recuperação da rua de sua casa.

No último final de semana, foi a vez do empresário Edmilson, proprietário da empresa de ônibus Transcol, que faz linha no conjunto, realizar o trabalho que é da prefeitura. Edmilson mandou tapar os buracos de algumas ruas do Portal da Alegria.

Outro lado

Em entrevista ao GP1, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, afirmou que a solução para o problema de drenagem no Portal da Alegria passa pela construção de uma galeria, que está em fase de execução de projeto executivo pela própria Prefeitura de Teresina.

“O Portal da Alegria é um conjunto feito pelo Minha Casa, Minha Vida e, portanto, houve um erro no projeto original, que deveria ter sido feito um tratamento dessa questão da drenagem na época. Esse problema já foi identificado pela Caixa Econômica e em conjunto com a Prefeitura nós já acionamos a Secretaria das Cidades e eles estão construindo o um projeto para buscar um financiamento para construção de uma galeria. Na realidade, a demanda é mais do que justa, pois é um conjunto que foi construído com problemas de drenagem, não faz o menor sentido. Então foi um erro de planejamento original”, disso o prefeito ao GP1.
Imagem: Lucas Dias/GP1Firmino Filho(Imagem:Lucas Dias/GP1)Firmino Filho
Indagado sobre a possibilidade de uma ação paliativa, a fim de amenizar o problema, Firmino Filho reafirmou a necessidade da construção de uma galeria na região. “O problema é sério, lá é um rio. A prefeitura tá fazendo um projeto executivo e existe o compromisso da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades de dar viabilidade a essa galeria, mas não vai ser uma galeria simples, vai ser uma galeria significativa. O que a gente pode lamentar é o erro original da aprovação do loteamento e da aprovação do conjunto pela Caixa Econômica”, finalizou Firmino Filho.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.