Fechar
GP1

Política

José Dirceu foi o responsável pela instalação do esquema na Petrobras, diz procurador

O ex-ministro foi preso na 17ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada pela Policia Federal.

Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador regional da República, declarou nesta segunda-feira (3), que o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi o instituidor do esquema de corrupção instalado na Petrobras. O ex-ministro foi preso na 17ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada pela Policia Federal.
Imagem: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoJosé Dirceu(Imagem:Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)José Dirceu

De acordo com o Estadão, o procurador informou que foi José Dirceu o responsável por colocar Renato Duque no cargo de diretor de Serviços da Petrobras e Paulo Roberto Costa, como diretor de Abastecimento da estatal. Costa foi para o cargo a pedido de José Janine, ex-deputado réu no mensalão e morto em 2010. Carlos Fernando disse ainda que o esquema do Mensalão era o mesmo aplicado na Petrobras.

A 17ª fase da operação, batizada de Pixuleco, revela que o ex-ministro teve um papel crucial na instalação do modelo que abriu caminho para o cartel de empreiteiras que se apossaram de contratos bilionários na estatal mediante pagamentos de propinas para políticos a ex-diretores da Petrobras.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.