Fechar
GP1

Política

Jovair Arantes defende permanência de Elmano Férrer no PTB

"Eu lamento a perda, pois é um excelente senador e eu espero que ele não faça isso, que fique no PTB, que é o partido do seu berço, da sua origem”, disse.

Em entrevista ao GP1 neste sábado (21), o deputado Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara Federal, defendeu a permanência do senador Elmano Férrer no partido. Considerada uma das principais lideranças do partido no Estado, o senador pode se filiar ao PMDB neste ano.

  • Foto: Germana Chaves/GP1Elmano FérrerElmano Férrer

Para o parlamentar, que atualmente disputa da presidência da Câmara dos Deputados, a saída do senador Elmano Férrer seria uma grande perda para o partido. Em 2016, João Vicente Claudino, que atualmente está sem partido, também decidiu sair do PTB. O partido ainda espera que Elmano oficialize a sua desfiliação.

“Esse é um problema local, eu lamento a perda, pois é um excelente senador e eu espero que ele não faça isso, que fique no PTB, que é o partido do seu berço, da sua origem”, afirmou o parlamentar. Com a saída de Elmano Férrer, o partido perderá espaços na Mesa Diretora e Comissões Técnicas do Senado.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Deputado Federal, Jovair Arantes (PTB-GO)Deputado Federal, Jovair Arantes (PTB-GO)

Rodrigo Maia

Na sexta-feira (20), o juiz federal, Eduardo Ribeira de Oliveira, da 15º Vara Federal, concedeu uma decisão liminar proibindo o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, de disputar a reeleição, mesmo antes do deputado confirmar se irá entrar na disputa. Rodrigo Maia foi eleito presidente da Câmara, em julho do ano passado, para substituir o deputado Eduardo Cunha (PMDB) após a cassação. O Artigo 57 da Constituição Federal diz que é “vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição [da Mesa Diretora] imediatamente subsequente”.

Rodrigo Maia é considerado o favorito na disputa e já tinha apoio dos principais aliados do presidente Michel Temer (PMDB). Para o deputado, o juiz foi correto em sua decisão.  “A decisão é da Justiça e ela tem que se fazer valer. É pra isso que existe a Justiça, para quando a Constituição estiver sendo agredida, ela poder entrar em favor da sociedade. A Constituição é um instrumento da cidadania. O presidente da casa, o atual, que tem que dar exemplo, não deu. O juiz através de um mandato popular, de uma intervenção popular, deu seu parecer dizendo que o atual presidente não pode ser candidato, pois fere o regimento da Casa”, destacou Jovair Arantes.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Rodrigo Maia Rodrigo Maia

Candidatura

Sobre a sua candidatura ele destacou que é importante mudar a imagem que a sociedade tem da Câmara. “É preciso de uma força tarefa para fazer uma mudança no contexto, na forma que a Câmara se apresenta diante da sociedade. A Câmara precisa voltar a ter o respeito da sociedade brasileira, pois é o poder mais próximo dos cidadãos. São 513 deputados que representam 210 milhões de pessoas. Para isso temos também que respeitar a sociedade”, afirmou o parlamentar.

Jovair Arantes também explicou que se for eleito, pretende ter uma boa relação com o governo, colocando os projetos para votação. “Nossa relação será botar as matérias importantes para votação. Podemos ganhar ou perder. A democracia se faz com voto e quem tem voto ganha, quem não tem perde. Vamos botar toda matéria, sendo polêmica ou não, para ser votada. Minha participação como presidente da Casa será trazer estabilidade e fazer o país voltar a crescer”, disse.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.