Fechar
GP1

Brasil

Jovem com morte cerebral é mantida viva para dar à luz gêmeos

Frankielen foi mantida viva por mais de 100 dias para salvar os dois bebês.

  • Foto: Facebook/FranckielenFranckielen da Silva ZampoliFranckielen da Silva Zampoli

A jovem Franckielen da Silva Zampoli, tinha 21 anos e estava grávida de gêmeos quanto teve uma hemorragia cerebral. A família e os médicos do Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, na Região de Curitiba, decidiram então, mantê-la viva por sete meses após a morte cerebral, para salvar os dois bebês.

De acordo com informações do G1, os bebês nasceram na segunda-feira (20). Durante a gestação, os médicos procuraram manter o corpo da mãe funcionando para que os dois bebês pudessem se desenvolver. "Nós precisávamos manter a pressão adequada da mãe, a oxigenação adequada e manter todo o suporte hormonal e nutricional dela", explicou o médico Dalton Rivabem.

Frankielen foi atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Segundo os médicos, o maior desafio era de fazer com que os bebês sentissem o afeto que a mãe não podia dar. Para isso, família e equipe acariciavam a barriga, conversavam e cantavam para os bebês.

"Nós trouxemos canções para as crianças: canções de crianças, canções improvisadas, canções que nós fizemos exclusivamente para elas. A UTI ficou cheia de músicas de amor e afeto", disse a capelã e musicoterapeuta Érika Checan.

Após o nascimento, os bebês estão isolados porque precisam de muitos cuidados, principalmente por causa do risco de infecção. Ana Vitória, nasceu com um 1,4 quilo e é maior do que o irmão Azaphi, que veio ao mundo com 1,3 quilo. Após o nascimento dos bebês, a família decidiu doar os órgãos de Frankielen.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.