Piauí

Jovens Empreendedores Primeiros Passos é executado no Piauí

Somente no norte do Piauí, mais de três mil alunos de escolas públicas participam de atividades do JEPP.

Com foco em despertar o empreendedorismo entre estudantes do ensino fundamental, o Sebrae desenvolve o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP. Somente no norte do Piauí, mais de três mil alunos de escolas públicas dos municípios de Parnaíba, Morro do Chapéu do Piauí, Buriti dos Lopes e Joca Marques participam de atividades do JEPP.

“Nossa expectativa é que, em 2018, tenhamos novas adesões e a oportunidade de levar o JEPP a mais municípios, despertando nos alunos, o mundo do empreendedorismo, e a possibilidade de crescerem e empreenderem em suas cidades, observando as vocações e analisando a viabilidade dos seus sonhos”, destaca a gerente do Escritório Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual; além de quatro temas transversais: cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

Cada ano do Ensino Fundamental possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo. As apostilas têm linguagem adequada à idade dos alunos. São ilustradas, coloridas e construídas de tal forma que se constituem em material de leitura, elaboração, registro e fundamentação tanto para os estudantes quanto para os professores.

São trabalhados temas como: O Mundo das Ervas Aromáticas; Temperos Naturais; Oficina de Brinquedos Ecológicos; Locadora de Produtos; Sabores e Cores; Eco Papelaria; Artesanato Sustentável; Empreendedorismo Social; e Novas Ideias, Grandes Negócios.

A metodologia do JEPP é vivencial e semiaberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, de forma a contextualizar eficazmente o curso à realidade local e dos alunos.

Como parte das atividades do JEPP são realizadas também pequenas feiras, onde os alunos divulgam e comercializam os produtos criados nas oficinas. Os pais participam ativamente dessas feiras, sendo um momento de grande integração entre a família, a escola e a comunidade em geral. Nessas atividades, os alunos vivenciam a realidade do dia-a-dia de um pequeno negócio.

Mais conteúdo sobre:

MAIS NA WEB