Fechar
GP1

Piauí

Jovens representam maior parte dos empreendedores, revela levantamento da Jucepi

Em 2015, a Junta Comercial registra um acumulado de 6.181 novas empresas. Os microempreendedores individuais (MEI) respondem por 81% dos novos registros.

 Levantamento da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) aponta que 1.980 empresas  foram abertas no mês de abril no estado. Em 2015, a Junta Comercial registra um acumulado de 6.181 novas empresas. Os microempreendedores individuais (MEI) respondem por 81% dos novos registros.
Imagem: Francisco GilásioJunta Comercial (Jucepi)(Imagem:Francisco Gilásio)Junta Comercial (Jucepi)

O Piauí possui 85.854 microempreendedores individuais, desse total 43.480 são homens (50,65%) e 42.374 são mulheres (49,35%), aponta a Jucepi. Mais da metade dos inscritos no MEI, cerca de 57%, são pessoas da faixa etária de 18 a 40 anos.

Segundo a presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto, os números mostram uma mudança no perfil do empresariado com o destaque para a inclusão de jovens e mulheres no mercado empreendedor.

“No passado, o quadro era de pessoas mais velhas e homens abrindo seu próprio negócio. Hoje, o cenário é bem diferente com destaque para visão empreendedora dos jovens, que ingressam cada vez mais cedo no mercado como empreendedor e não apenas como empregado, devido a incentivos trazidos pela Lei do Microempreendedor Individual. Os números indicam ainda a garra e a determinação da mulher para empreender, conquistando seu espaço num ambiente empresarial até então masculino”, afirma Alzenir Porto, que também é empresária.

Principais atividades

As principais atividades empresariais registradas são comércio e serviços, com destaque para comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns; artigos do vestuário e acessórios; cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; e cabeleireiros.

De acordo com a Jucepi, as principais formas de atuação dos microempreendedores são: estabelecimento fixo (67,16%); porta a porta, postos móveis ou por ambulantes (19,18%); local fixo, fora de loja (5,9%).

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.