Fechar
GP1

Brasil

Jovens sem benefício do Fies tendem a abandonar o ensino superior

Dados pertencem a um levantamento feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp).

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29), em um levantamento feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), com base no Censo de 2014 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o percentual de jovens que abandona o ensino superior em entidades privadas no primeiro ano do curso é 3,5 vezes maior entre aqueles que não foram contemplados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com informações do Estadão, em 2014, 25,9% dos alunos que não tinham o financiamento se evadiram no primeiro ano de curso. Entre os que foram contemplados com o financiamento, a evasão foi de 7,4%.

Para Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, a evasão é maior entre os alunos que não obtiveram o financiamento porque eles têm menos segurança financeira em continuar no ensino superior. "O aluno que tem o Fies, na maioria das vezes, entrou no curso em que queria, na universidade em que almejava. Já o aluno sem o Fies, acabou entrando na vaga que deu. É uma escolha muito menos vocacional", disse.

  • Foto: DivulgaçãoEstudantes Estudantes sem benefício do Fies tendem a abandonar mais o ensino superior

Com relação à taxa de permanência, o levantamento mostra que os alunos de universidades públicas desistem menos do que os de entidades particulares. Nas públicas, a taxa é de 51,3% e, nas privadas, de 40%. "E o movimento dos alunos é diferente nessas duas esferas. O aluno da pública que evade vai buscar outro curso, já o da privada, quando evade, na maioria das vezes vai ficar fora do ensino superior", disse Capelato.

O diretor-executivo do Semesp disse ainda que a taxa de evasão alta entre os alunos sem o Fies mostra a importância de políticas de assistência estudantil também para os alunos das universidades particulares.  "Se queremos aumentar o número de matriculados no ensino superior, precisamos dar mais segurança para quem vai preencher essas vagas."

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.