Fechar
GP1

São Miguel do Tapuio - Piauí

Juiz acata denúncia contra Lincoln Matos por desvio de medicamentos

"Isso é um fato requentado, já devidamente explicado em outra esfera, e no final vai ver que é mais uma tentativa de me calarem, de me pararem", defendeu-se o prefeito de São Miguel do Tapuio

O juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1ª Vara Federal, recebeu denúncia contra o prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos, o ex-prefeito Francisco de Assis Sousa, o conhecido ‘Dedé’, o ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde Rauristênio Rodrigues Cavalcante e a Policlínica Santa Maria Ltda. A decisão é de 27 de outubro.

Eles são acusados de desviar medicamentos destinados à Secretaria Municipal de Saúde para a Policlínica Santa Maria Ltda, de propriedade do prefeito Lincoln Matos.

  • Foto: DivulgaçãoLincoln Matos Lincoln Matos

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, Francisco de Assis Sousa, na condição de Prefeito do Município, no período de 2009 a 2012, juntamente com José Lincoln Sobral Matos, desviaram medicamentos e materiais hospitalares da Secretaria Municipal para a Policlínica Santa Maria, com o auxílio de Rauristênio Rodrigues.

Francisco de Assis realizava compras de medicamentos e materiais hospitalares de uma empresa para a Secretaria Municipal de Saúde, sendo que, após tais aquisições, ocorria o desvio destes para a clínica privada.

Ainda de acordo com a denúncia, Rauristênio Rodrigues não só tinha conhecimento deste esquema, como auxiliava nos desvios fazendo papel de intermediário nas movimentações.

Para o MPF, “resta comprovado que os Réus incorreram em grave conduta ímproba, quando projetaram e realizaram desvios ilícitos de medicamentos, em proveito particular, que se destinavam ao abastecimento da farmácia popular do município, incorporando aos seus patrimônios, de forma indevida, verbas oriundas do Governo Federal”.

O prefeito Linconl Matos e a clínica apresentaram suas manifestações de forma conjunta negando a existência de indícios de atos de improbidade. O ex-prefeito Dedé e Rauristênio também apresentaram defesa negando os fatos.

Em sua decisão, o juiz destacou que “restam evidenciados sérios e graves indícios da ocorrência de desvio de medicamentos adquiridos pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio”.

Outro lado

Em entrevista ao GP1, na tarde desta sexta-feira (17), o prefeito Lincoln Matos negou a denúncia. "No final, ficará comprovado que é mais uma farsa, é mais uma denúncia que fazem contra mim, eu falo por mim e por extensão, como é uma farsa, nesse episódio particularmente falo também pelos demais envolvidos. É uma mentira”, afirmou.

"Isso é um fato requentado, já devidamente explicado em outra esfera, e no final vai ver que é mais uma tentativa de me calarem, de me pararem, de fazer com que eu tenha uma reação diferente da que eu sempre tenho que é de ter tolerância, perseverança e resiliência, isso é um factoide a mais, é só esperar pra ver", finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.