Fechar
GP1

Brasil

Juiz determina a liberação de alunos detidos em ocupação

Ao todo, 23 alunos foram detidos em manifestação.

  • Foto: Divulgação Estudantes foram algemadosEstudantes foram algemados

O juiz da comarca de Miracema do Tocantis, a 78 quilômetros de Palmas determinou que todos os 26 manifestantes que foram detidos nesta quinta-feira (27) durante a ocupação de uma escola estadual pela Polícia Militar e levados para a delegacia sejam soltos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), apenas dois são maiores de 18 anos e um dos menores foi algemado a uma outra manifestante pela Polícia Militar. O grupo, de cerca de 26 estudantes, sendo oito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e os demais do Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula estava ocupando o prédio desde quarta-feira (26), para protestar contra a PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos e a MP 746, que modifica o ensino médio.

A ordem de desocupar a escola partiu do promotor de Justiça da Infância e Juventude de Miracema, Vilmar Ferreira de Oliveira. "O prédio não é seu e nem meu, é de todos nós. Uns têm direito de estudar, outros não querem estudar. Quem não quer estudar fica do lado de fora. Quer fazer greve, faz do lado de fora. Manifestação faz do lado de fora, aqui dentro não vou permitir não", disse o promotor.

De acordo com o G1, a SSP informou que os manifestantes estavam sendo ouvidos e liberados pelo delegado de polícia, mas o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Miracema, André Fernando Gigo Leme Netto foi até o local e determinou a soltura de todos os estudantes.

A Polícia Militar disse em nota que o os policiais entrassem no prédio para pedir ao grupo de alunos que deixasse a escola. "Diante da situação, o promotor Vilmar Ferreira de Oliveira determinou que os estudantes fossem recolhidos. O grupo resistiu e, por isso, foi necessário o uso de algemas até a chegada à delegacia, onde estão sendo seguidos os trâmites legais", disse a PM.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.