Fechar
GP1

Piauí

Ministério Público pede reforço policial para Piracuruca

O Major Erisvaldo Viana afirmou que medidas preventivas de combate a crimes estão sendo realizados no município vizinho.

Imagem: Reprodução/MP-PIClique para ampliarPiracuruca(Imagem:Reprodução/MP-PI)Piracuruca
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI), por meio do Promotor de Justiça, Ari Martins, que atua na cidade de Piracuruca, no Norte do Estado, requisitou ao Comandante do 12? Batalhão de Polícia Militar do Piauí a designação de oito novos policiais militares e de uma viatura para o reforço da segurança pública no município.

O pedido é justificado devido os acontecimentos dos últimos meses na cidade, onde os habitantes foram vítimas de uma onda de violência, que incluiu arrastões e assaltos de grande porte em bancos e casas lotéricas. O Ministério Público e a Defensoria Pública, ajuizaram ação civil pública com o objetivo de aumentar o efetivo de policiais. Até então, a cidade contava apenas com onze policiais militares para quatro turnos de atividade.

O Juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Piracuruca, João Bandeira Monte Júnior, deferiu o pedido, determinando que o Estado do Piauí, através da Secretaria de Segurança Pública, deslocasse mais oito policiais militares e uma viatura para a cidade. A decisão foi expedida no dia 30 de março, mas o Poder Executivo ainda não foi formalmente cientificado, por conta da alta demanda de serviços no Tribunal de Justiça.

“Ainda assim, a Polícia Militar, de forma espontânea e diligente, encaminhou uma equipe do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) para reforçar a segurança pública em Piracuruca. Mas esse reforço provisório encerra sua missão na cidade na próxima sexta-feira, 15 de abril, de acordo com as informações transmitidas pela própria tropa a esta Promotoria de Justiça”, relata Ari Martins.

Caso o 12? Batalhão não tenha condições de atender imediatamente à requisição, deve enviar reforço policial suficiente, de acordo com as possibilidades e a experiência da Polícia Militar.

Outro lado
O GP1 entrou em contato com o Comando do 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), que fica localizado em Piripiri, cidade vizinha de Piracuruca. O Major Erisvaldo Viana é quem responde pelo mesmo e ele afirmou que medidas preventivas de combate a crimes estão sendo realizados no município vizinho.

“Estamos realizando um trabalho de força tarefa, e quanto a Piracuruca, nós estamos mandando a Força Tática um dia sim e um dia não para a cidade. Além disso, estamos com o BOPE, junto com o apoio do RONE em Piracuruca. Depois do assalto a um banco no município, não tivemos mais nenhum fato relevante”, disse.

Questionado sobre até quando o BOPE continuará na cidade, ele afirmou que não tem data específica, mas acredita que essa ação preventiva não será provisória. “É importante dizer que estamos em processo de instalação da 5ª Companhia do 12º BPM em Piracuruca, e até o meio do ano receberemos trinta novos policiais”, concluiu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.