Fechar
GP1

Política

Juiz determina imediato afastamento do prefeito Tonho Veríssimo

O gestor foi condenado pela Justiça Federal e com isso teve o mandato extinto por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa.

O juiz da 34ª Zona Eleitoral, Leonardo Brasileiro, determinou o afastamento imediato do prefeito de Juazeiro do Piauí, Antônio José de Oliveira, o Tonho Veríssimo, do cargo após o gestor ser condenado em ação na Justiça Federal. A decisão é do dia 11 de julho.

Tonho Veríssimo foi condenado a dois anos de detenção após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região acatar pedido do Ministério Público Federal. Ele era réu em uma ação penal por manter em funcionamento uma rádio clandestina (Rádio Alternativa FM), o uso não autorizado de radiofrequência e ainda a utilização de equipamento não homologado pela ANATEL. Após o trânsito em julgado da sentença, Tonho Veríssimo teve os direitos políticos suspensos, e com isso o mandato extinto, por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa.
Imagem: DivulgaçãoPrefeito Tonho Veríssimo(Imagem:Divulgação)Prefeito Tonho Veríssimo
Após o Tribunal Regional Eleitoral ser informado da sentença, o juiz Leonardo Brasileiro determinou que o presidente da Câmara de Juazeiro do Piauí, Francivaldo Lima Rocha (PSD), adote no prazo máximo de 48h todas as providências legais e constitucionais cabíveis para declarar extinto o mandato de Tonho Veríssimo. Consequentemente, Francivaldo Lima Rocha deverá providenciar a posse do vice-prefeito do município, Cristiano Galdino, salvo se, por outro motivo, o vice-prefeito não possa assumir o cargo.

O juiz eleitoral também determinou que Tonho Veríssimo seja informado da decisão, a fim de que ele se abstenha de praticar qualquer ato frente ao poder executivo, haja vista que está ciente da suspensão dos seus direitos políticos devido a condenação pela Justiça Federal.

Outro lado

Procurado, Tonho Veríssimo não foi localizado para comentar a decisão.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.