Piauí - Matias Olímpio

Juiz federal aceita denúncia contra prefeito eleito Fogoió

A denúncia foi recebida em 27 de setembro de 2016, pelo juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.

GIL SOBREIRA E JOCIARA LUZ

  • Foto: JornalespFogoióFogoió

A Justiça Federal recebeu denúncia em desfavor do prefeito eleito de Matias Olímpio, Edisio Alves Maia, o conhecido “Fogoió”, acusado pelo Ministério Público Federal de infração ao art.1°, inciso I, do Decreto Lei 201/67 (apropriar-se de bens ou rendas públicas em proveito próprio ou alheio).

Segundo a denúncia, Fogoió, na condição de prefeito, no período de 2009 a 2012, desviou, em proveito próprio e/ou de terceiros, recursos públicos vinculados ao Programa Caminho da Escola transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que deveriam ser destinados à aquisição de um ônibus escolar (Contrato nº 38/2012).

Para o MPF “resta perfeitamente caracterizada a materialidade do delito imputado, tendo em vista que o acusado Edisio Alves Maia, na qualidade de ex-prefeito do Município de Matias Olímpio/PI, desviou em proveito próprio e/ou de terceiros os recursos públicos alusivos ao Programa Caminho da Escola. A documentação coligida ao inquérito policial em anexo robustece a imputação ora formulada”.

A denúncia foi recebida em 27 de setembro de 2016, pelo juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, que determinou a citação de Fogoió para contestar a acusação, por escrito, no prazo de dez dias.

Eleição

Fogoió (PSD) foi eleito prefeito de Matias Olímpio com 39,60% dos votos válidos. O atual prefeito Antônio Cinda (PMDB) não conseguiu se reeleger ficando na segunda posição com 31%. Em terceiro lugar ficou Ozanias Vinute (PTB) com 20,99% e Dr. Ezequiel (DEM) com 8,41%. No ano de 2012, quando tentava a reeleição, Fogoió não logrou êxito na disputa, ficando atrás do atual prefeito do município Antônio Cinda.

Outro lado

Procurado, Fogoió não foi localizado para comentar o caso.

Mais conteúdo sobre:

Link do texto:

Juiz federal aceita denúncia contra prefeito eleito Fogoió
http://www.gp1.com.br/noticias/juiz-federal-aceita-denuncia-contra-prefeito-eleito-fogoio-402238.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.