Fechar
GP1

Piauí

Juiz Federal recebe denúncia contra o ex-prefeito de Prata do Piauí

O juiz decidiu então receber a denúncia no dia 4 de novembro. A ação penal foi autuada no dia 12 de novembro.

O juiz federal Adonias Ribeiro de Carvalho, recebeu denúncia do Ministério Público Federal (MPF) em face do ex-prefeito de Prata do Piauí Charles Barbosa Lima, Pedro Mendes Neto e Maria Aurenita Beserra Lima, através da qual imputa aos dois primeiros denunciados as condutas insertas por crimes de responsabilidade.

Segundo a denúncia, Charles Barbosa, na condição de prefeito do Município de Prata do Piauí no ano de 2004, Pedro Mendes, na qualidade de Secretário de Educação, e Maria Aurenita Beserra Lima, na função de Tesoureira, teriam utilizado recursos do Programa de Apoio ao Sistema de Ensino para Atendimento do Ensino de Jovens e Adultos (PHJA).

Eles teriam feito aquisição de bens inelegíveis com recursos do Programa, bem como efetuado pagamentos a servidores que exerciam funções administrativas, portanto, desviando o objetivo do programa, que era para a docência das classes presenciais de educação de jovens e adultos ou direcionadas para a formação continuada de professores.

Segundo o MPF, Charles e Pedro Mendes adquiriram materiais de expediente que, embora elegíveis pelo Programa, não dispensavam licitação.

Para o juiz, “a materialidade do crime consistente no emprego de recursos do PEJA em desacordo com este programa está comprovada pelas notas de empenho, recibos e notas fiscais constantes” e que “os documentos que instruem a inicial são consistentes na apresentação de indícios de autoria e materialidade, formando elementos que se mostram aptos à deflagração da ação penal, por se constituírem da natureza de justa causa”.

O juiz decidiu então receber a denúncia no dia 4 de novembro. A ação penal foi autuada no dia 12 de novembro e distribuída no dia 18 na 3ª Vara Federal, para o juiz Adonias Ribeiro.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.