Fechar
GP1

Mundo

Juiz mexicano do caso ‘El Chapo’ é executado a sangue frio

Juiz analisava pelo menos 553 casos de líderes dos maiores cartéis mexicanos.

  • Foto: DivulgaçãoVicente Bermudez ZacariasVicente Bermudez Zacarias

O juiz federal Vicente Bermudez Zacarias, envolvido na luta contra o narcotráfico no México e responsável pela análise de casos dos maiores traficantes do país, foi assassinado nesta quarta-feira (19) com um tiro na nuca em plena luz do dia na cidade de Metepec, localizada a 60 quilômetros da capital Cidade do México.

A execução do juiz foi registrada por câmeras de segurança instaladas na região. No vídeo, Bermudez aparece correndo com tranquilidade até que um homem se aproximou e atirou em sua nunca. Em seguida, o assassino corre na companhia de uma terceira pessoa. Os investigadores apuram quem ou qual grupo pode ter sido o responsável pela morte da autoridade.

Bermudez era responsável pela análise de pelo menos 553 casos que envolvem recursos de nomes como Joaquin el Chapo Guzmán, do cartel de Sinaloa, e Miguel Ángel Treviño, ex-líder do Los Zetas. De acordo com o Exame, o juiz também julgou o caso de um dos suspeitos do desaparecimento de 43 estudantes em Ayozinapa.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto lamentou a morte do mexicano e ordenou que a Procuradoria Geral da República investigue o caso. Organizações internacionais de defesa dos direitos humanos também se manifestaram, pedindo que o governo inicie uma investigação objetiva, exaustiva e independente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.