Fechar
GP1

Cocal de Telha - Piauí

Juiz recebe denúncia contra ex-prefeito Zé Salú e mais 4 empresas

A decisão do juiz federal Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal, é de 16 de março deste ano.

O juiz federal Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal, recebeu denúncia contra o ex-prefeito de Cocal de Telha, José Erasmo da Silva, o Zé Salú, contra seu filho, Marcos Erasmo da Silva, a empresária Antônia Nonata da Costa e as empresas Comercial Leste (C. A Sampaio Filho), Diomedic Distribuidora LTDA ME, Shift Informática e TM Distribuidora. A decisão é de 16 de março deste ano.

Eles são acusados de desvio do valor de R$ 74.493,95 entre novembro e dezembro de 2008, mediante a utilização de notas fiscais inidôneas ("frias").

Segundo denúncia do Ministério Público Federal, o expediente utilizado por organização criminosa foi constatado pela Controladoria Geral da União no sentido de que, "(...) durante novembro e dezembro de 2008 foram adquiridos material odontológico, material de expediente, material de limpeza e de higiene, bem como foram realizados serviços de manutenção de veículos sem licitação e com utilização de notas fiscais inidôneas,(...)". E, adiante, prossegue o MPF aduzindo que "(...) as despesas públicas informadas nos documentos não foram realizadas, mas os recursos correspondentes foram sacados das contas públicas pelos acusados e desviados em proveito particular e de terceiro (...)”.

Notificados, nenhum dos denunciados apresentou defesa.

Para o juiz, o material ofertado pelo Ministério Público Federal sinaliza a “aparência de improbidade”, e notadamente, as investigações da Polícia Federal, as constatações a que chegou a CGU, assim como das cópias das notas fiscais, recibos e demais documentos, bem indicam fortes indícios da prática de atos ímprobos pelos requeridos.

Por fim, o magistrado recebeu a denúncia e determinou a citação dos acusados para que apresentem contestação.

Outro lado

Procurados pelo GP1, na tarde desta terça-feira (23), o ex-prefeito Zé Salú, a empresária Antonia Nonata e os representantes das empresas não foram localizados para comentarem a denúncia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.