Fechar
GP1

Piauí

Juiz recebe denúncia contra falso médico Dyego Franncis

A denúncia contra o falso médico foi recebida pelo juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.

A Justiça Federal recebeu denúncia ajuizada pelo Ministério Público em desfavor de Dyego Franncis Costa Matos, acusado de apresentar ao Conselho Regional de Medicina diploma de conclusão do curso de medicina e histórico escolar, ambos supostamente emitidos pela Universidade Regional de Blumenau, a fim de obter registro profissional no CRM/PI. Feita a averiguação dos documentos junto a universidade constatou-se que os documentos não eram autênticos, uma vez que o acusado não possuía vínculos com a Instituição de Ensino Superior.

Oficiada a Universidade Regional de Blumenau informou que o diploma em nome do acusado não é verdadeiro e que não constam registros acadêmicos em nome do mesmo na instituição.
Imagem: Divulgação/CRMDyego Franncis, é natural do Mato Grosso do Sul (Imagem:Divulgação/CRM)Dyego Franncis, é natural do Mato Grosso do Sul
Dyego Franncis Costa Matos foi denunciado com base nos artigos 297 (falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro) e 304 (uso de documento falso) do Código Penal. A pena para os crimes pode chegar a seis anos de cadeia.

A denúncia contra o falso médico foi recebida pelo juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, que determinou a citação do acusado para apresentar resposta a acusação, por escrito, no prazo de 10 dias.

A ação penal foi autuada na quarta-feira, 25 de maio de 2016.

Entenda o caso

Dyego Franncis Costa Matos foi preso
ao tentar obter registro do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM), na própria sede do conselho, no bairro Ilhotas, centro-sul de Teresina no dia 29 de janeiro de 2016.
Imagem: Divulgação/CRMDiploma apresentado pelo falso médico (Imagem:Divulgação/CRM)Diploma apresentado pelo falso médico
De acordo com o CRM, o falso médico apresentou diversos documentos inverídicos, como o diploma de conclusão do curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau, no estado de Santa Catarina, com a data de expedição errada, dia 10 de fevereiro de 2016, para solicitar o registro de atuação médica no estado do Piauí. O Conselho entrou em contato com a Instituição de Ensino Superior apresentada pelo criminoso para que fosse enviada a Ata de Conclusão de Curso e constatou que o mesmo nunca havia estudado no local.

A direção do órgão acionou a Polícia Federal que se deslocou até o prédio do CRM e deu voz de prisão a Dyego Franncis, que foi levado para a sede da PF onde está à disposição da justiça para prestar os devidos esclarecimentos sobre os fatos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.