Fechar
GP1

Pio IX - Piauí

Juiz suspende pesquisa do Instituto Credibilidade em Pio IX

"A manutenção de pesquisa que não atende os parâmetros legais, influencia equivocadamente os eleitores", afirmou o juiz.

O juiz José Eduardo Couto de Oliveira, da 29ª Zona Eleitoral, determinou a suspensão da divulgação de pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Credibilidade no município de Pio IX, após pedido de impugnação realizado pela coligação “Aliados com o Povo”,  encabeçada pela candidata a prefeita Regina Coeli (PSB).

No pedido, afirma que a coligação “Unidos por um Novo Tempo”, que tem como candidato a prefeito Silas Noronha (PTB), divulgou a pesquisa antes do dia designado e que os resultados encontrados, se somados ultrapassam os 100%, além do fato de que não consta na pesquisa o nome dos candidatos a vice-prefeito e vereadores. Alegam ainda que não foram incluídas regiões desfavoráveis à coligação que contratou a pesquisa.

  • Foto: DivulgaçãoRegina Coeli e Edimar Raimundo BezerraRegina Coeli e Edimar Raimundo Bezerra

“Da simples leitura da cópia do registro da pesquisa, disponível no TRE-PI e TSE, verifica-se que conquanto a mesma tenha por objeto os candidatos a vereador, nenhuma pergunta sobre eles constou no questionário disponibilizado. Outroassim e mais grave é a constatação de que, também não consta do questionário perguntas sobre os candidatos a vice-prefeito”, afirmou o juiz.

José Eduardo explicou ainda que “a manutenção de pesquisa que não atende os parâmetros legais, influencia equivocadamente os eleitores e interfere no resultado do pleito, devendo, portanto, ser retirada de circulação”. Foi então expedida liminar determinando que o Instituto Credibilidade e a coligação “Unidos por um Novo Tempo” suspendam a divulgação da pesquisa, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão é do dia 28 de setembro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.