Fechar
GP1

Política

Júlio César pede ao IBGE esclarecimentos sobre possível distorção nos cálculos populacionais

Júlio César disse ainda o último Censo aconteceu em 2010 e que por falta de recursos não haverá uma nova contagem populacional em 2015.

O deputado Júlio César (PSD), presidente da Comissão Contas Públicas e Transferências, afirmou que é necessário que o IBGE explique sobre possível distorção que exista nos cálculos populacionais.

Em entrevista ao Rádio Câmara, o deputado afirmou que o fator populacional é extremamente importante, pois é de acordo com ele que o governo federal faz a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os municípios podem acabar sendo prejudicados se o valor populacional não corresponder com a realidade.

“O fator populacional é o principal critério para definir os coeficientes de redistribuição do FPM e a não identificação da dinâmica da evolução da estrutura populacional tem o potencial de gerar graves impactos nas finanças de diversos municípios”, afirmou o deputado.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Deputado federal Júlio César(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Deputado federal Júlio César
Júlio César disse ainda o último Censo aconteceu em 2010 e que por falta de recursos não haverá uma nova contagem populacional em 2015.

A Comissão realizará então nesta quarta-feira (5) audiência pública para debater a possível distorção na atual metodologia de cálculo das estimativas populacionais dos municípios brasileiros. O assessor da Diretoria de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cláudio Dutra Crespo, foi convidado para explicar para os deputados como o IBGE realiza os cálculos.

*Com informações do Rádio Câmara

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.