Fechar
GP1

Política

Justiça cassa prefeita e vice de Colônia do Gurguéia por compra de votos

A prefeita vinha sendo alvo de uma investigação eleitoral, onde pesam acusações de compra de votos, e financiamento de transporte irregular.

O juiz Édson Rogério Leitão Rodrigues, da 90ª Zona Eleitoral, cassou a prefeita Lisiane Franco Rocha Araújo e o seu vice, Chagas Brandão, do município de Colônia do Gurguéia, 466 km de Teresina, na manhã desta segunda-feira (27). Segundo o juiz, os dois foram cassados pela pratica de crime eleitoral.

Consta no processo de cassação que a prefeita vinha sendo alvo de uma investigação eleitoral, onde pesam acusações de compra de votos, financiamento de transporte irregular de 46 eleitores e oito menores que vieram de Brasília para Colônia do Gurguéia às vésperas das eleições municipais de 2012, e ainda uma suposta distribuição de combustível para motos e carros (em virtude de uma carreata promovida como ato de campanha no pleito daquele ano), e ainda uma oferta de apoio financeiro a eleitores que foi feita pelo marido da prefeita Lisiane.

Além de pedir o afastamento de imediato da prefeita e de seu vice, fez a recomendação de que o cargo seja ocupado pelo presidente da Câmara Municipal daquele município, José Luís Pereira Sena.

O juiz Édson Rodrigues determinou ainda a cassação dos diplomas dos investigados na ação, fazendo com que eles fiquem inelegíveis por oito anos. A decisão agora segue para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI) que pode suspender ou não a cassação. Caso o TRE aceite a decisão do Juiz, uma nova eleição suplementar deverá ser realizada para a escolha de um novo prefeito no município.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.