Fechar
GP1

Piauí

Justiça Federal recebe denúncia contra ex-prefeito Matias Barbosa

De acordo com a denúncia, o ex-gestor público omitiu-se do dever de prestar contas dos recursos públicos repassados pelo FNDE ao município de Lagoa do Piauí, no exercício de 2010.

A Justiça Federal no Piauí, através do juiz Adonias Ribeiro de Carvalho Neto, da 1ª Vara Federal recebeu, no dia 28 de outubro, denúncia contra o ex-prefeito de Lagoa do Piauí, Matias Barbosa de Miranda Neto. A denúncia, ofertada pelo Ministério Público Federal, acusa o ex-prefeito de crimes de responsabilidade.

De acordo com a denúncia, o ex-gestor público omitiu-se do dever de prestar contas dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ao município de Lagoa do Piauí, no exercício de 2010, no valor de R$ 20.465,70 (Vinte mil, quatrocentos e sessenta e cinco reais e setenta centavos).

Ao ser notificado, Matias Barbosa apresentou defesa preliminar argumentando ausência de dolo e falta de justa causa tendo em conta que não há provas mínimas quanto ao crime que lhe é imputado. O ex-prefeito disse que as escolas públicas do município são unidades executoras e recebem os recursos diretamente do programa Dinheiro Direto na escola, cabendo-lhes o dever de prestar contas. Ainda segundo Matias Barbosa, cabe à prefeitura apenas o dever de acompanhar, fiscalizar e prestar auxílio técnico e financeiro necessários à regular execução dos cargos pelas escolas.

Na decisão, o magistrado disse que “a denúncia ofertada pelo Ministério Público Federal encontra-se em perfeita consonância com os ditames do artigo 41 do Código de Processo Penal, descrevendo, de maneira objetiva, como ocorreram os fatos, a autorizar a imputação da conduta delituosa prevista aos acusados”.

A ação penal foi autuada no dia 12 de novembro e distribuída para a 1ª Vara Federal na úlrima quarta-feira (26).

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.