Fechar
GP1

Política

Justiça investiga se municípios estão cumprindo a Lei de Acesso à Informação

Os municípios investigados são Oeiras, Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Francisco do Piauí e São João da Varjota.

O Ministério Público do Piauí, através do promotor de justiça Carlos Rubem Campos Reis, da 2ª promotoria de justiça de Oeiras, instaurou inquéritos civis públicos para apurar descumprimentos quanto à lei de acesso à informação em sete municípios piauienses.

A investigação será realizada nos municípios de Oeiras, Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Francisco do Piauí e São João da Varjota.

Ao instaurar a investigação, o promotor considerou uma pesquisa realizada em março deste ano pelo Ministério Público Estadual que evidenciou que os municípios descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Acesso à informação incidindo em uma ou mais das irregularidades: não tem site oficial, não tem portal da transparência, o portal existe mas não funciona adequadamente ou não disponibiliza as informações exigidas por lei.

Nas portarias Nº 26,27,28,29,30,31,32/2014, o promotor destacou que todos os municípios brasileiros deveriam estar com o Portal da Transparência implantado até maio de 2013, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os prefeitos dos referidos municípios serão comunicados oficialmente e deles serão exigidas informações acerca da existência de site oficial dos municípios, assim como dos portais da transparência.

O prazo para conclusão de cada inquérito civil é de um ano. Todas as portarias foram assinada no dia 16 de setembro.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.