Fechar
GP1

Piauí

Justiça realiza audiência de instrução de acusado de matar criança em Picos

Crime ocorreu no dia 3 de março deste ano, no bairro Pedrinhas em Picos, e provocou comoção entre a comunidade

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarIsaac tinha apenas oito anos de idade(Imagem:Reprodução)Isaac tinha apenas oito anos de idade
Pouco mais de oito meses após o crime, a justiça realiza em Picos nesta quinta-feira, 20, a audiência de instrução e julgamento do acusado de assassinar com um tiro de espingarda o garoto Isaac José Luz de Sousa, de oito anos. O fato ocorreu no dia 3 de março deste ano, na rua Justino Macedo, bairro Pedrinhas, zona Leste da cidade.
 
O acusado pelo crime é Martin Borges da Silva, 39 anos, que fugiu logo após efetuar o disparo, se apresentou depois e acabou preso, permanecendo até hoje recolhido à Penitenciária Regional “José de Deus Barros”. A morte da criança causou comoção entre a comunidade picoense e os familiares da vítima cobram justiça.
 
No momento em que foi atingido pelo disparo, o garoto Isaac se encontrava em frente a sua residência lavando a moto do pai. Ele ainda foi socorrido e levado ao Hospital Regional Justino Luz, mas não resistiu ao ferimento e faleceu.
 
No dia 23 de abril deste ano a Polícia Civil realizou a reconstituição do crime com a presença de peritos de Teresina. Familiares, amigos e populares se mobilizaram e pediram a condenação do acusado, que segundo o delegado regional Antônio Madson Vieira já tinha ficha criminal por porte ilegal de arma de fogo.
 
Audiência

Imagem: José Maria Barros/GP1Audiência de instrução e julgamento do Caso Isaac(Imagem:José Maria Barros/GP1)Audiência de instrução e julgamento do Caso Isaac
Marcada para as 11h30 a audiência de instrução e julgamento começou com uma hora de atraso. O primeiro a ser ouvido foi o médico perito Josinaldo Barros Cortez. Em seguida, foi ouvida a mãe da criança, a auxiliar de enfermagem, Francisca Maria Luz. Quem preside a audiência é a juíza da 5ª Vara da Comarca de Picos, Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho.
Imagem: José Maria Barros/GP1 Primeiro a ser ouvido foi o médico perito(Imagem:José Maria Barros/GP1) Primeiro a ser ouvido foi o médico perito
Imagem: José Maria Barros/GP1Mãe da criança é ouvida(Imagem:José Maria Barros/GP1)Mãe da criança é ouvida
Segundo o assistente de acusação, advogado Maycon Luz, após o encerramento da oitiva das testemunhas será feito o interrogatório do acusado. “É o momento em que ele terá a oportunidade de apresentar a sua versão para os fatos. A partir daí a juíza tomará uma decisão se encaminha o caso para o Tribunal Popular do Júri ou se vai julgá-lo pelo homicídio culposo, quando não há a intenção de matar” – explica.
Imagem: José Maria Barros/GP1Advogado Maycon Luz, assistente de acusação(Imagem:José Maria Barros/GP1)Advogado Maycon Luz, assistente de acusação
O advogado Maycon Luz ressalta, porém, que a família da criança espera que o acusado seja encaminhado ao Tribunal Popular do Júri. “Na reconstituição do crime ficou claro que o réu está mentindo. Com os laudos apresentados ficou evidente que ele matou a criança intencionalmente. É isso que vamos ratificar com as testemunhas e assim ele seja julgado pelo crime que cometeu” – adiantou.
Imagem: José Maria Barros/GP1Familiares de Isaac acompanham audiência(Imagem:José Maria Barros/GP1)Familiares de Isaac acompanham audiência
Imagem: José Maria Barros/GP1Cartaz lembra o garoto Isaac(Imagem:José Maria Barros/GP1)Cartaz lembra o garoto Isaac

Outro lado

Imagem: José Maria Barros/GP1Advogada de defesa de Martim Borges(Imagem:José Maria Barros/GP1)Advogada de defesa de Martim Borges
A advogada de defesa de Matim Borges, Marilene Vera Bispo, disse que seu cliente foi denunciado pela prática de homicídio com dolo eventual contra a criança Issac. “Isso, como demonstra nos autos, significa que ele não teve a intenção de cometer o fato, mas, que em tese assumiu o risco” – explicou.
 
Segundo Marilene Bispo, a tese da defesa vai partir todo pela base da culpa consciente, ou seja, que nem ele teve a intenção de realizar o homicídio e nem assumiu o risco de que o homicídio acontecesse.
 
Como já começou depois do meio dia a audiência deve entrar pela noite, tendo em vista que várias testemunhas de acusação e também de defesa serão ouvidas. Além do depoimento do acusado, que, se for pela vontade da família da vítima permanecerá preso até a data do julgamento caso venha a ser pronunciado por homicídio doloso.
Imagem: José Maria Barros/GP1Acusado é conduzido ao auditório do fórum(Imagem:José Maria Barros/GP1)Acusado é conduzido ao auditório do fórum
Imagem: José Maria Barros/GP1Acusado esconde o rosto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Acusado esconde o rosto

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.