Fechar
GP1

Brasil

Lâmpadas incandescentes deixam o mercado a partir de hoje

O Inmetro recomenda que as lâmpadas incandescentes sejam substituídas pelas fluorescentes compactas.

A partir desta sexta-feira (01), começa a valer a proibição de venda de lâmpadas incandescentes com potência de 41 a 60W que não atendem aos níveis mínimos de eficiência energética. Além disso, hoje também entra em vigor o prazo para restrição da fabricação e importação de lâmpadas de 25 a 40W, que terão de atender novos índices de eficiência.

Imagem: Marcello Casal/Agência BrasilLâmpadas incandescentes deixam o mercado a partir de hoje(Imagem:Marcello Casal/Agência Brasil)Lâmpadas incandescentes deixam o mercado a partir de hoje

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é o responsável pela fiscalização. Os comerciários que não atenderem à legislação estarão sujeitos a penalidades previstas em lei, que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

O instituto diz ainda que “apesar de as lâmpadas de 25W a 40W terem prazo de até junho de 2017 para deixarem do mercado, elas não conseguem atingir os novos níveis de eficiência estabelecidos para junho de 2016. Portanto, tecnicamente é o fim das incandescentes”.

De acordo com o G1, o Inmetro recomenda que, as lâmpadas incandescentes sejam substituídas pelas fluorescentes compactas, pois duram de 8 a 10 vezes mais e consomem 4 vezes menos energia que as incandescentes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.