Fechar
GP1

Brasil

Lei da Ficha Limpa pode barrar 4,8 mil candidatos em todo o país

A lei tem como objetivo evitar que políticos condenados disputem cargos públicos.

Pelo menos 4.849 políticos que tentam concorrer nas eleições municipais deste ano no país podem ter os registros de candidatura negados por serem considerados ficha-suja perante a Justiça Eleitoral. Segundo análise do Estadão, 467.074 candidaturas já foram validadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até quinta-feira (18).

A Lei da Ficha Limpa foi aprovada em 2010 e tem como objetivo evitar que políticos condenados disputem cargos políticos. Essa lei tornou-se alvo de uma das principais polêmicas neste início de campanha eleitoral, como a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de dar a palavra final sobre a reprovação de contas de gestores públicos para fins de torná-los inelegíveis.

  • Foto: DivulgaçãoUrna eletrônicaUrna eletrônica

Além da reprovação de contas, irregularidades como crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, peculato ou improbidade administrativa também podem enquadrar um político como ficha-suja de acordo com a lei.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.