Fechar
GP1

Mundo

Lenin Moreno lidera disputa pela presidência do Equador

Com 87,2% das urnas apuradas, Moreno tem 39,08% dos votos válidos.

Dados oficiais do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) divulgados na madrugada desta segunda-feira (20), indicam que o candidato governista à presidência do Equador, o esquerdista Lenin Moreno, lidera a disputa com 39,08% dos votos válidos, enquanto seu principal adversário, o conservador Guilhermo Lasso tem 28,28% dos votos.

De acordo com informações do G1, 87,2% das urnas já foram apuradas. No Equador, é possível ser eleito presidente em primeiro turno com o apoio de apenas 40% do eleitorado, desde que haja uma diferença de pelo menos 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado.

Após conhecer o resultado das pesquisas, Lenin Moreno comemorou diante dos simpatizantes do movimento Aliança País (AP) em um conhecido hotel do norte de Quito. "Vencemos as eleições por lei justa. Mais tarde, estarei atento aos resultados definitivos que dê o Conselho Nacional Eleitoral", exclamou em meio a aplausos.

  • Foto: ReutersLenin Moreno e Guilherme LassoLenin Moreno e Guilherme Lasso

Moreno apontou que se deve "ganhar com humildade e perder com dignidade" e acrescentou que espera essa reação "por parte do candidato perdedor". "Por nossa parte, ganhar com humildade, dizer que temos sempre estendida a mão para aquele que estiver disposto a cooperar com os grandes objetivos nacionais: a eliminação de pobreza extrema, dignidade para todo o povo equatoriano, saúde para todos, habitação para todos", apontou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.