Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Lixo é descartado de forma irregular em ruas no Monte Castelo

Segundo um morador, a prefeitura faz a limpeza do local frequentemente, mas a própria população do bairro despeja novamente o material na via.

Um morador do bairro Monte Castelo, zona sul de Teresina, denunciou o descarte irregular de lixo na rua Senador Esmaragno Freitas. No local é possível encontrar restos de imóveis, lixo doméstico, pneus, entre outros, o que torna o ambiente propício à proliferação de doenças.   

De acordo com Allan, a prefeitura faz a limpeza do local frequentemente, mas a própria população do bairro despeja novamente o material na via. “Aqui são os próprios moradores que jogam o lixo. A prefeitura faz a parte dela, toda semana vem fazer a limpeza. Semana passada, tinha um caminhão descarregando o lixo. Aqui o que queremos é o asfalto, porque se colocasse o asfalto, as pessoas paravam mais de jogar. Tem uma cadeirante aqui nessa rua que nem sai de casa, por causa do lixo. Há bastante tempo a gente luta pelo asfalto. Toda vez que chove a rua fica repleta de água”, contou.

A mesma situação é encontrada na rua Mestre Júlio Arcanjo. Segundo Allan, desde 2004, existe um projeto na prefeitura municipal de pavimentação asfáltica do trecho, mas a obra nunca foi iniciada.  “Desde 2004 tem um projeto na SDU para essa rua. A gente solicitou e até agora nada de resposta”, afirmou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Lixo toma de conta da rua Senador EsmaragdoLixo toma de conta da rua Senador Esmaragdo

Outro lado

Procurada pelo GP1 na tarde desta quarta-feira (18), a assessoria de comunicação da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul, informou que o recolhimento do lixo é feito duas vezes por semana e que a prefeitura já implantou diversos Pontos de Recolhimentos de Resíduos (PRR) na cidade para que as pessoas possam fazer o descarte do material. Comunicou ainda, que vai fazer um reforço na fiscalização para que os populares que forem pegos fazendo o despejo irregular do lixo sejam multados.

“A SDU faz o recolhimento desse material quase sempre duas vezes por semana, mas o que falta realmente é um pouco de apoio da população em não jogar lixo nestes pontos e denunciar quem estiver a fazer isso. A Prefeitura de Teresina já implantou diversos Pontos de Recolhimentos de Resíduos na cidade, justamente para que as pessoas possam fazer o descarte deste tipo de lixo, ou seja, algum móvel velho, restos de podas de árvores, entre outras coisas. O que será feito é um reforço na fiscalização. Vamos também mais uma vez fazer o recolhimento deste lixo nos próximos dias, de acordo com a programação de limpeza”, ressaltou.

Nenhum representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) foi localizado para comentar sobre a pavimentação asfáltica das vias.  

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.