Piauí - Bertolínia

Luciano Fonseca decreta estado de emergência em Bertolínia

Outros municípios como Lagoa Alegre, Riacho Frio, Caridade do Piauí e Caxingó também encontram-se em estado emergencial por conta da seca.

ANDREIA SOARES

O prefeito Luciano Fonseca de Sousa decretou situação de emergência no município de Bertolínia, que se encontra afetada por desastres naturais relacionadas com a intensa redução de chuvas, em decorrência da estiagem. O decreto nº 014/2016 foi assinado no dia 14 de novembro e publicado no Diário Oficial dos Municípios.

Por conta da seca, a produção agrícola e pecuária está sendo afetada, tanto o consumo humano como animal. As chuvas do inverno até o presente foram insuficientes para a formação de estoques de água nos principais reservatórios, como açudes, tanques, poços tubulares, barreiros e principalmente cisternas, um importante recurso para o suprimento da população rural com água potável.

  • Foto: Facebook/FonsecaPrefeito de Bertolínia Luciano Fonseca Prefeito de Bertolínia Luciano Fonseca

Conforme o decreto, a situação emergencial na área rural do município de Bertolínia é gradual e de evolução crônica, de nível III, de grande porte e grande intensidade, onde os danos e prejuízos causados são grandes, e contribuem para intensificar a estagnação econômica e o nível de pobreza do semiárido e, consequentemente, os desequilíbrios inter-regionais e intra-regionais.

Outros municípios

A mesma situação se estende também em outras cidades, como em Riacho Frio, Lagoa Alegre, Caxingó, Canto do Buritie Caridade do Piauí. No município de Uruçuítambém foi decretado emergencial, inclusive reconhecido pelo Governo Federal. Já em outras oito cidades,inclusive na Capital Teresina, a situação de emergência se deu por conta das queimadas.

Mais conteúdo sobre:

MAIS NA WEB